CARTA AO CIDADÃO I

Prezado cidadão,

Estamos hoje, sete de outubro de 2011, há exato um ano das próximas eleições municipais. Direi que falta um ano para o registro final do resultado do processo de aferição da conduta pública de prefeitos e vereadores. Chamo de “registro final do resultado de um processo”, pela seguinte razão: precisamos entender que o processo democrático de escolha direta dos representantes não é o momento das propagandas eleitorais e da votação propriamente dita. É um processo que deve ser constante, desde o início dos mandatos. É preciso acompanhar desde o primeiro dia da posse, o primeiro ano de administração, o segundo, terceiro, até o último ano. Acompanhar a constância das realizações, se foram realizadas melhorias de uma forma constante durante todo o mandato, e não somente nos últimos anos, ou seja, verificar se foi realmente um governo realizador ou simplesmente um governo de obras eleitoreiras; se houve o cumprimento das promessas eleitorais; se a conduta pública dos representantes cumpriu com os requisitos éticos, morais e legais e se houve real empenho por meio de atitudes em busca de soluções para os problemas, ou se ficaram só nas palavras impressas ou em belos discursos.
Cidadão, ao votar, não analise só o fim do mandato. O voto é a etapa final de avaliação do mandato por inteiro, é quando o eleitor registra a conclusão dessa avaliação. É o instante de falar SIM para aquele que trouxe melhorias sociais e NÃO para aquele que nada realizou, ou só realizou no apagar das luzes de sua administração, colocar na balança e definir. É o momento de mudar o que precisa ser mudado. O sigilo do voto é garantido, não se preocupe com pressão. Então, prezado cidadão, gostaria de propor-lhe, hoje, uma reflexão nesse sentido. Considerando a importância do voto como etapa final de avaliação de todo o período de governo e como a oportunidade de mudar o que já não mais corresponde aos anseios sociais, hoje, como falta um ano para a eleição, ainda temos tempo para analisar tudo que vivemos desde o início do mandato dos atuais representantes até hoje. Vamos olhar para trás, recapitular, focar todos os anos. Não nos deixemos iludir por obras eleitoreiras, melhorias de última hora que deveriam ser obrigação desde o primeiro dia de governo, nem nos deixemos levar por palavras, discursos e atuações oportunistas de representantes que nunca tiveram uma movimentação realmente eficaz e focada na solução dos problemas da cidade. Lembremos que os recursos financeiros estiveram disponíveis a cada dia, a cada mês, e não somente no fim da gestão, portanto obras e melhorias deveriam ser constantes.
No processo democrático, o poder de mudança está em suas mãos, caro cidadão. Você tem enorme responsabilidade neste processo do qual o voto é o ápice. Tome consciência do seu valor, você é agente ativo do processo, você é livre para decidir. Repito, você não precisa temer, seu voto é secreto. Mas lembre-se que as conseqüências de sua decisão repercutirão por muitos anos..por isso vote com consciência de optar pelo melhor, não desvalorize a si próprio deixando de ser sujeito ativo e tornando-se passivo. Não se coloque nas mãos do outro, faça jus à sua condição de verdadeiro CIDADÃO.