sábado, 15 de outubro de 2011

SER PROFESSOR


 Ser professor: dom? vocação? Opção? Não importa. Qualquer que seja a razão, simplesmente “ser professor” é o somatório de tudo isso e mais um pouco. Nos dias atuais, chega a ser um ato de coragem e bravura, pois além de enfrentar carga horária pesada e baixa remuneração (quando existe), ainda tem que lidar com a violência que chegou até as salas de aula. Por tudo isso, merecem muito mais que nossas homenagens e comemorações, merecem muito mais que um só dia. É preciso uma mudança de mentalidade. Em sociedades mais evoluídas, o professor ocupa lugar de destaque. É esta a dívida que temos para com eles, precisamos recolocá-los no lugar merecido, valorizando a profissão de professor em todos os níveis, desde a educação de base até de nível superior. A educação de base é de primordial importância, pois participa da formação da personalidade dos alunos numa fase em que muitos traumas e complexos, se formados, poderão refletir gravemente na adolescência e na fase adulta, podendo até mesmo gerar os terríveis acontecimentos de violência nas escolas que temos assistido nos últimos tempos. 
Educar e aprender são atos constantes em nossas vidas. Estamos constantemente ensinando e aprendendo uns com os outros. Educar não é fácil, requer muita reflexão, paciência, e busca por aperfeiçoamento. Os nossos professores, então, que o fazem muitas vezes em condições sub-humanas, são verdadeiros heróis.
Deixo, por fim, a mensagem para que o dia do professor não seja somente hoje, que todos os dias possam ser dias para buscar formas de valorização deste profissional, para mudança de mentalidade e reposicionamento de nossos mestres em nossas escalas de valores.
E para eles, os queridos professores, peço que não desistam, persistam na caminhada valorizando-se também e buscando este reconhecimento. Se realmente amam sua profissão, sigam em frente com alegria e coragem. Que este seja um feliz 15 de outubro para vocês, e que Deus os proteja.

Luciana G. Rugani

Um comentário:

  1. Os professores merecem a nossa homenagem, pois eles detêm o dom de distribuir o que as vezes conseguiram com muita dificuldade, que é o conhecimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...