Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 16, 2011

A POLÍTICA NOS DIAS DE HOJE

O ser humano é um ser social, pois ninguém é auto-suficiente. Dependemos da participação de outros para nossa sobrevivência, seja nas relações de produção, de comercialização, na construção de nosso ambiente, etc. Assim sendo, o homem precisa viver em sociedade e para isso tornam-se necessárias regras comuns para manter a organização e conciliar os diversos interesses. Por isso, o homem é também um ser político.

Ser político, no meu entender, é interagir com a realidade cientificando-se das necessidades sociais e dos conflitos gerados pela diversidade de interesses e, a partir daí, colaborar na busca de soluções para os problemas existentes e caminhos conciliatórios para o convívio com as diferenças sempre em prol do bem comum.

Infelizmente, hoje em dia, o termo “política” tomou o mesquinho sentido dos conchavos, do troca-troca visando interesses pessoais. Deixou seu objetivo original de utilizar o poder para conciliar os interesses em prol do bem comum e passou a buscar o poder pelo po…