quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: CUIDAR PARA PRESERVAR A VIDA

por Hairon Herbert de Freitas

Hoje vamos falar um pouco sobre a água.
Por ser o seu dia, busquei em minhas lembranças a participação deste líquido fantástico na minha vida, donde aproveitei rios, lagoas e mares.
Isto é só uma parte da história.
Mas, comentar sobre a água deve fomentar nossa participação direta e expressiva. Hoje precisamos buscar cada vez mais entendimentos técnicos e científicos que nos orientem e tornem nosso meio de vida mais satisfatório.
Sabemos o quanto o homem tem influenciado o nosso planeta, às vezes imagino como se fossemos vírus que penetram o ambiente e destroem tudo a sua volta. Se pensarmos em escala geográfica, ocorre isso mesmo.
Cientistas têm alertado sobre os desgastes, as transformações e destruições dos nossos mananciais que vem evoluindo drasticamente pela falta de medidas educativas e fiscalizadoras.
Hoje não temos mais a desculpa de que isto é parte do governo ou que aquela empresa não deveria poluir com mercúrio ou ácido.O alerta nos foi dado e o planeta clama por mudanças, sendo que a mudança primeira é em nós mesmos.
Precisamos observar o quanto de água gastamos em nosso dia a dia e tomarmos ciência se realmente o consumo é coerente. É uma medida simples que, se tomada por cada um de nós, possibilitará a economia de milhares de litros em uma metrópole. É um compromisso que envolve a autodisciplina e movimenta a vontade.
Tudo é vida e nada é estanque para a pessoa que quer mudar e participar.
Não imaginamos viver sem a água, sem o ar e sem o sol porque eles fazem parte de nós.
Lembrando sempre disso, deveremos buscar o próximo passo que é o da "Educação".