Pular para o conteúdo principal

O QUE ACONTECEU COM O BALNEÁRIO DE CABO FRIO?

MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 09/03/2012 DO JORNAL MINEIRO "O TEMPO":

 O QUE ACONTECEU COM O BALNEÁRIO DE CABO FRIO?

por Luciana G. Rugani

A cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, é um dos destinos preferidos pelos mineiros quando pensam em praias. Por isso, gostaria de comentar sobre sua lamentável situação atual.
Quanta diferença de alguns anos atrás! Havia muitos guardas municipais nas ruas, além de ajudarem no trânsito, colaboravam com a segurança. A quantidade de viaturas que faziam o policiamento preventivo era maior. Hoje, a cidade é refém da violência, como nos mostram as notícias diárias.
Não vemos mais guardas municipais e viaturas como antes. Em janeiro, uma família de turistas foi surpreendida por bandidos dentro de casa no condomínio em que acabavam de chegar. O pai dessa família morreu assassinado. Esse condomínio já havia sido assaltado várias vezes naquela mesma semana.
A cidade, em 2001 considerada a mais limpa do Brasil, perdeu esse título. Quase não vemos lixeiras, que, antes, existiam em todos os postes no centro da cidade em muitos postes dos bairros. Há muitos objetos cortantes na areia. Pichações tomam conta até de coqueiros. A favelização cresce pelo morro do Telégrafo, um área de preservação ambiental.
Cabo Frio, que já foi exemplo de organização para outras cidades, hoje é manchete nacional por casos de violência, favelização e surto de meningite, conforme amplamente noticiado no início do ano. Cidade de médio porte, antes referência em qualidade de vida, agora acumula os problemas das grandes cidades.

Comentários

  1. Esta matéria que você escreveu nos faz refletir sobre o descaso da administração pública com o legado de Alair, para a cidade de Cabo Frio.
    Infelizmente são poucos que pensam em conservar uma cidade que alavancou naquela administração. Mas, continuemos...
    Ele está concorrendo a prefeitura, esperemos que, em sua volta ele venha revitalizar e atualizar esta linda cidade ao lugar que ela realmente merece estar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019