quarta-feira, 25 de julho de 2012

NÃO VENDA SEU VOTO, VALORIZE-O!



O voto é o principal instrumento de manifestação da vontade popular numa democracia. Através dele escolhemos aqueles que nos representarão na administração pública. 


Hoje, devido à aproximação das eleições municipais, falarei, mais uma vez, da importância do voto em nossa cidade. Vou fazer uma comparação didática para visualizarmos de forma bem clara o nível de responsabilidade que devemos ter com nosso voto.

Vamos imaginar nossa cidade como uma grande empresa, composta por diversos sócios que são os seus habitantes. É impossível que todos os sócios estejam diretamente na administração desta empresa, então são realizadas eleições para que estes mesmos sócios (os cidadãos) elejam alguns representantes para gerirem seus interesses. Quem vende o voto está fraudando esta "empresa", está elegendo ilegitimamente um representante e entregando completamente seus direitos nas mãos dele, tornando-se refém de todas as suas ações e omissões. Assim, na nossa cidade, quem vende o voto está abrindo mão de seu direitos de cidadão, como por exemplo, uma boa saúde, uma boa educação, transporte adequado, etc., pois ao vender o voto perde o direito de questionar as atitudes futuras do seu governante. E, ao se preocupar com um ganho particular, a curto prazo, esquece que está negando direitos também de sua família e de sua sociedade. Vendendo o voto, está vendendo sua dignidade, sua família e sua sociedade.

CIDADÃO, PENSE CONSCIENTE!! NÃO VENDA SEU VOTO, ELE VALE MUITO, VALE TODOS OS SEUS DIREITOS BÁSICOS, VALORIZE-O!!
Valorize-o escolhendo um candidato em sintonia com as necessidades da população e cujas realizações do passado avalizem suas promessas futuras. Votar com consciência é a grande oportunidade de contribuir para uma sociedade melhor pra se viver. Todos devem votar com liberdade de escolha, e não se preocupe, pois o sigilo do voto é garantido. E lembre-se de denunciar (à polícia, ao Ministério Público ou ao juiz eleitoral) qualquer tentativa de violação dessa liberdade de decisão, como oferecimento de vantagens e até mesmo de dinheiro em troca do voto. Não aceite como governantes pessoas que jogam no lixo a sua dignidade de cidadão.

Luciana G. Rugani

5 comentários:

  1. O futuro está em nossas mãos, sejamos prudentes ao agirmos visando somente os ganhos sem compromissos com o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Só os irresponsáveis vendem seu voto...

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana, parabéns pela iniciativa, caso queira pode usar nossas imagens para ilustrar o seu post - http://ambidestro.com/site/nao-venda-seu-voto/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigos da tkg comunicação! Quero dizer que gostei muito das imagens, e já coloquei nos meus posts. Excelente!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...