Pular para o conteúdo principal

REFLETINDO SOBRE A COMEMORAÇÃO DE 15 DE AGOSTO





Jesus, como grande Mestre da Verdade que é e sempre será, esteve entre nós num tempo em que não havia a facilidade de comunicação que temos no presente, mas, como para a divulgação das Grandes Verdades Universais não existem obstáculos, sua mensagem se espalhou por todo o mundo e se perpetuou mantendo-se atualíssima nos dias de hoje. 

Ele veio para nos mostrar o caminho que precisamos seguir para sermos seres verdadeiramente felizes. E, sabendo que somos como “alunos rebeldes” no aprendizado, em toda sua misericórdia nos enviou também, de tempos em tempos, verdadeiros missionários de luz, como são os diversos santos e santas, beatos, padroeiros e padroeiras que conhecemos. Todos vivenciaram a mensagem de Cristo, fazendo de suas vidas verdadeiros exemplos de fé.

Foram criadas datas comemorativas em homenagem a todos eles, e isso não foi em vão. Não se trata de uma simples homenagem mundana aos seres de luz. Como tudo que envolve a mensagem de Cristo tem sua razão mais profunda de ser, o objetivo destas datas é justamente propiciar um momento de reflexão, trazer uma pausa aos nossos afazeres diários para pensar, meditar no quanto estamos ou não estamos seguindo o caminho para a verdadeira felicidade, recapitular as lições e analisar o quanto aprendemos. Esta é a parte que nos cabe fazer: refletir e aplicar o nosso aprendizado. E saber que tudo está no momento certo. Agora é o momento de realizarmos a mudança em nós mesmos e, enquanto isso, confiarmos. Confiarmos em que tudo tem seu tempo certo para acontecer, a nossa idéia de tempo é diferente do tempo real. Confiar que o melhor para nós tem seu momento certo de acontecer, e que se ainda não ocorreu, é porque ainda não conquistamos a maturidade suficiente para vivenciá-lo. Precisamos aprender mais.

Lembrei das palavras de Padre Francisco, proferidas numa missa que assistimos na Igreja de São Cristóvão, em Cabo Frio, e que gravei em minha memória. Foram duas coisas que mais me marcaram. Uma delas: tem muita gente olhando para o céu e se esquecendo de olhar pro lado e enxergar seu irmão, se esquecendo de vivenciar o evangelho de Jesus. E a outra: a população da cidade está precisando de mais evangelho (realmente, o mundo como um todo está carente de vivenciar o verdadeiro amor, que é o AMOR de Cristo). 

Então, penso que é isso que precisamos fazer. Não devemos esperar a felicidade vir até nós sem nos prepararmos para ela. É preciso que vivenciemos o evangelho em nossa comunidade, em nossas relações humanas, para que estejamos prontos para recebê-la. E essa vivência é justamente nas coisas simples do dia-a-dia, é no respeito para com o outro e com a coletividade, é nos gestos de cidadania, é na solidariedade, no amor e na amizade. 

Temos tudo que precisamos: o Guia e Mestre, o “mapa” deixado por Ele (que são os seus ensinamentos) e a proteção dos santos e padroeiros. Quanto ao tempo, não nos pertence, não podemos controlá-lo ao nosso bel prazer, mas o temos como empréstimo. Ele está aí, é o tempo presente em que vivemos e no qual devemos realizar nossa mudança para estarmos prontos para o recebimento da Glória Maior, que é a verdadeira felicidade. 

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Grande Luciana, dois anos se passaram e a sua mensagem continua atual, como se tivesse escrito hoje. Precisamos cada dia mais olhar para o lado e sentir amor por nossos irmãos, viver este sentimento de fraternidade na prática, em ações reais. Parabéns pela bela reflexão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J