Pular para o conteúdo principal

O BREVE INSTANTE QUE É VIVER


E as cortinas se fecham para mais um grande artista de nossa música brasileira. O show acabou, o palco está vazio. Aquela voz que atingia direto os nossos corações com canções plenas de amor e poesia se calou. Emílio Santiago se foi. 

Custei a acreditar quando li a notícia na internet hoje cedo. Somente três dias antes de sofrer um AVC, o cantor compareceu ao programa "Encontro", da Rede Globo. Cantou, sorriu, conversou. Com todo ânimo, cheio de planos e alegria. 

Esse fato mais uma vez me levou a pensar em como é breve nosso instante aqui na Terra! Somos parte de uma engrenagem universal e infinita, que tem seus porquês desconhecidos para nós. Podemos relativamente controlar nosso carro no trânsito, nosso trabalho, nossos exames de saúde preventivos, mas não podemos controlar nem imaginar quando chegará aquele instante do basta, o "The End" do livro da vida, ou a passagem, a transformação. Quanta saudade antecipada me bate no coração!! Saudade do já vivido, e saudade dos que ficarão ou partirão.

Ainda que nos transportemos para outras dimensões, esta etapa, esta vivência com suas peculiaridades,  com seus próprios momentos, esta não voltará. Se algumas vezes estranhamos uma mudança de emprego, uma mudança de país, imagina só como não estranharemos esta mudança maior...

Penso agora no tempo atual. Por que não haver mais compreensão, mais aceitação do outro... por que fechar os corações a sentimentos, a amizades, por que fechar as portas para aqueles que chegam até nós compartilhando seu ser, trocando experiências. Por que se fechar em "se's", "porém's", "talvez"... se vivemos aqui algo que pode ser reduzir somente a um átimo. Para que tanta empáfia reduzindo a amplitude de nossa já tão curta e breve estada por aqui? Por que não corações abertos ao diferente, ao estrangeiro, ao possível amigo que a vida fez cruzar nosso caminho? 

É impressionante o quanto apequenamos nossa passagem por aqui. Nossa sociedade opressiva, ditando padrões, comportamentos... Protocolos, etiquetas, normas sociais que reforçam preconceitos. Relações por conveniência e interesse, aproximação ou rejeição de alguém conforme o meio em que vive, quando  o que deveria prevalecer seria a afinidade sentida ou percebida após dar-se a chance de relacionar.

Nosso instante é breve. Somos breves. Somos passageiros em viagem no trem da vida. Mas infelizmente somos cegos a esta realidade. Sabemos pela razão, mas nosso coração teima em não aceitar e nós teimamos em continuar com nossos preconceitos, com nosso afastamento do outro simplesmente porque o outro não pensou ou agiu como nós agiríamos, ou simplesmente por medo da aproximação do outro. Não perderemos nada em abrirmos nosso coração para que o outro chegue, o que temos aqui nos é dado por empréstimo e assim será enquanto tivermos merecimento para possui-lo. Não há que temer e isolar aproximações. E cada um é livre pra pensar, dizer e agir diferente, isso não deve ser empecilho para relacionamentos.

Paradoxos: a brevidade da vida pode fazer com que nossa viagem por aqui seja mais intensa e mais verdadeiramente vivida, desde que compreendamos nossa posição de relativo, ou pouco controle mas, ao mesmo tempo, com um poder incrível de transformar e eternizar. Jogando fora os melindres, os medos, os receios de perder espaço para o outro e caminhando leves, com peito aberto ao que ou a quem vier, com coragem, alegria, aceitação e acolhimento, estou certa de que, quando chegar nosso momento, teremos a impressão e a certeza de termos vivido muito mais do que vivemos. E, assim, levando conosco sentimentos vividos ao invés de regras sociais, bloqueios e blindagens impeditivas de um real viver, teremos realmente eternizado nossas relações e nossas experiências.

Só nos resta então transformarmo-nos...

Uma boa noite

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J