Pular para o conteúdo principal

O DESPERTAR

Jesus Cristo foi o maior exemplo de ação de forma coerente com suas convicções e com o que era necessário ser feito, independente da opinião dos outros, ou do que pensavam os fariseus.
Ele veio para nos mostrar o caminho da Verdade, para nos ensinar a construir e disseminar o bem de todas as formas que nos sejam possíveis, pois era isso que ele fazia. Outros missionários da sabedoria também vieram e deixaram suas mensagens e exemplos, como Buda, Gandhi, etc. Mas Jesus foi o oriental cuja mensagem mais marcou no Ocidente e em todo o planeta.

Acordar para os problemas sociais que vivemos, querer uma sociedade melhor, se unir em busca de soluções para as questões, isso é o mínimo que todos podemos fazer. Mas o primeiro passo é o DESPERTAR. Não adianta fechar os olhos, fingir que está tudo bem, fingir que nada vê. O primeiro passo é estarmos abertos para a realidade, realidade esta que é fruto de anos e anos, não é de agora. O despertar é característico de evolução, é sinal de inteligência do homem racional consciente de seu poder de participação na ininterrupta construção de um mundo melhor. Despertar não quer dizer que se vai à caça de culpados, que se vai jogar a culpa em um ou em outro, não. Isso não é despertar. Despertar é assumir que o problema existe em razão de inúmeras variáveis, que não surgiu hoje, nem ontem e vem crescendo de forma crônica e constante. É saber que o problema é algo típico de uma sociedade em tempos de provas e transformações, pois a crise faz parte da evolução de uma sociedade, como já nos deu provas suficientes a nossa História. 

A inteligência, a racionabilidade, a prova da capacidade de superação e de realização está justamente em reconhecer a existência  dos problemas sociais crônicos e ter a disposição e vontade de fazer o melhor e o que for possível com os instrumentos que se tem em mãos. E hoje há muitos instrumentos com que cada um de nós pode colaborar. Se não temos poder para resolver diretamente, podemos e devemos usar as palavras, pois as palavras levam à ciência e reflexão. Falar, escrever, manifestar a opinião é sinal de maturidade e também é cidadania. É muito bom ver que nossa sociedade está acordando, que jovens estão novamente ativos e organizando seus movimentos, e que estão utilizando as redes sociais não somente para seus bate-papos e fotos pessoais, mas para fins úteis de conscientização e mobilização. Cito como exemplo a Assembléia Popular Horizontal, movimento que se formou em BH através das redes e que agora seguirá constante em torno de vários eixos temáticos.   Claro que mesmo entre os jovens há alguns (me alegro por ver que são minoria) que persistem dando continuidade à mentalidade tacanha, talvez herdada do meio em que vivem, que seguem com suas viseiras, impedidos de olhar em volta e além. Mas estes estão na contramão da História, são minoria e a própria Vida se encarregará de amadurecer suas visões de vida.

Admiráveis são os grandes homens, as grandes mentes que gravaram seus nomes na História e que hoje servem de inspiração a esta nova geração desperta. Admiráveis são os homens de visão, que sabem ver o que tem atrás da montanha, que enxergam mais que os comuns, que percebem os raios de sol antes mesmo de eles começarem a aparecer.. E, com toda sua sabedoria, despertos e conscientes para sua realidade, partem para a ação mesmo com seu povo ainda adormecido. Agindo assim deixam um legado, deixam o exemplo que servirá de luz e guia para o despertar das próximas gerações.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J