Pular para o conteúdo principal

HOJE EU ENTENDO


Eu hoje entendo...
hoje sou capaz de entender certas atitudes que antes via com surpresa, sou capaz de entender certas ações que até ontem causavam decepção.
Hoje entendo que certos meios têm suas regras, que essas regras existem, mas de forma velada.
Os participantes a exercem naturalmente, mas nunca as expressam.
Ao estarmos dispostos a entrar para certos meios, precisamos entender seus mecanismos, saber o preço a pagar e ver se somos capazes de suportar o custo.
Em certo meio social, só devemos participar em duas hipóteses:
1) profissionalmente - essa hipótese refere-se a contratação de serviços, ou seja, um acordo claro, firmado antecipadamente de forma expressa, vínculo totalmente profissional; ou
2) voluntariamente, mas sem criar vínculos emocionais, entendendo claramente que trata-se de um jogo,e que ali as pessoas são peças do mesmo jogo.
Mas há que ter muita atenção, pois o próprio meio tem seu disfarce. Ali todos se tratam como amigos, se colocam disponíveis como se amigos fossem, mas são apenas peças no jogo. Não cria-se laços de sentimento. Reina a hipocrisia.
Isso tudo não é julgamento que faço. É mera constatação, conclusão a que cheguei depois de muito observar e experimentar. 
Por isso hoje não julgo, por exemplo, aquele intelectual que pulou do barco há alguns anos atrás, e que foi prontamente julgado por muitos. Hoje entendo que ele simplesmente conhecia as regras do jogo, a hipocrisia típica, e optou pelo que, talvez, fosse melhor para ele. Simples assim, natural. Hoje vejo que foi injustamente julgado por muitos que exercem com maestria esse jogo.
Eu hoje entendo que se você hoje é peça importante, valorizada e prezada, fique feliz mas tenha a certeza de que amanhã mesmo tudo pode ser diferente. Amanhã você pode ser desnecessária e, a partir daí, não mais valorizada, prezada e nem lembrada. É fato. Funciona dessa forma. O descarte é rápido e natural neste meio, pois como dissemos, todos são peças do jogo, não há vínculos emocionais.
E não tente subverter as regras! Não busque, não crie vínculos. Não envolva seus sentimentos de qualquer forma, sejam eles amor, amizade, ódio, tristeza ou alegria. Lembre sempre que trata-se de um jogo onde o sentimento, em todas as suas manifestações, deve ficar bem longe para não atrapalhar os acertos e acordos que possam vir.
Como disse certa vez Paulo Coelho, todas as batalhas em nossa vida são aprendizados, até mesmo aquelas que perdemos. Portanto, se verificarmos atentamente, nada na nossa vida são perdas. Podemos até chamar de quedas, mas não perdas. Se aprendemos algo, ganhamos! Então não estamos perdendo. Se caímos, levantamos com mais cuidado, e prosseguimos a caminhada. Não há perda, não há demérito em cair, não há dor do desprezo. Tudo são possibilidades de um jogo.
Eu caí e aprendi. Hoje estou me levantando e levando comigo esse aprendizado, esse conhecimento maior sobre um meio que eu nunca tinha frequentado efetivamente. Hoje eu já não entraria nesse jogo, pois conheço suas regras, e sei que não posso pagar este preço. Gosto de vínculos, gosto de sentimentos, abomino a falsidade e hipocrisia. Se escrevo algo, se digo algo, é porque expresso o que está em mim. Então hoje já sei que meu perfil não condiz com as regras deste jogo. Não adianta entrar e agir diferente, as regras não mudam e não mudarão. Nós é que precisamos conhecê-las e saber de antemão se seremos ou não capazes de nos adaptarmos a elas. 

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J