Pular para o conteúdo principal

DIFAMAÇÃO

O pequeno trecho abaixo é muito bom para conhecermos melhor o crime de difamação, um dos crimes contra a honra mais comuns hoje em dia. O crime dos fofoqueiros de plantão.

Infelizmente, hoje em dia, com o avanço das formas de comunicação e com o aumento de pessoas sem caráter e que jogam no lixo os valores que porventura tenham aprendido na infância, aumenta a cada dia o número de agentes e vítimas deste crime. Isso, aliado a um tempo onde cresce a cada dia o culto à imagem e a vaidade exagerada, um mundo competitivo, onde uns querem derrubar os outros, então está formado o campo fértil para derrubar aqueles que lhes forem conveniente.

Não há esse ou aquele ser humano que não tenha passado ou não venha passar algum dia uma situação parecida, todos estamos sujeitos a isso. Só não estaremos se vivermos reclusos, sem nenhuma exposição a outros seres humanos. Então não há que ver como algo fora de propósito e anormal. É perfeitamente normal.

Eu penso que ninguém precisa provar a ninguém que tem caráter e que é honesto. Ninguém precisa provar para ninguém que nunca foi à público manchar imagem de alguém. E ninguém tem que provar nada a ninguém. Não estamos aqui para isso. Eu, particularmente, não me preocupo em provar nada a ninguém, pois não estou em banco dos réus e ninguém nessa Terra é meu juiz. Meu juiz é minha consciência, onde vive Deus em mim, e com Ele que me entendo. E quem me conhece sabe muito bem como sou, como ajo. E olha que trabalho em um ambiente dos mais favoráveis para difamar alguém, que é o ambiente político, onde a imagem fala muito alto. E trabalho lá ha 23 anos, sem nenhuma menção negativa ao meu comportamento, pelo contrário. Qualquer um pode ir até lá e verificar todos os anos de serviços prestados sem nenhum problema de relações com os outros. Portanto, sou o que sou e como sou, e não preciso de aprovação alheia, muito menos de provar nada pra ninguém. Quem quiser me conhecer melhor, que se aproxime, que conviva comigo, será bem-vindo. Fora disso, não merecem a mínima atenção pois não aceito julgamento de quem quer que seja. Aponte o dedo para o outro, e verá que há um número muito maior de dedos apontando para você mesmo, portanto não se poste como juiz do outro, pois assim você também será julgado na mesma proporção. E nestes casos, nada melhor que um dia atrás do outro. Eu continuo inteira, fisicamente, psiquicamente, continuo com minha família e amigos que me amam e que amo também, com meu trabalho, graças a Deus, com minha casa, com meus sonhos se realizando, com saúde, paz e bençãos. Graças a Deus minha vida está caminhando bem, então não vou abrigar a negatividade que vem daqueles que vivem de difamar. Estes vivem tanto na negatividade, com suas vidas atrapalhadas pela própria ambição desenfreada, que não têm paz de espírito, não têm alegria natural. Olhem bem e vejam que seus olhos e sorrisos no fundo refletem uma dor e insatisfação gritante. Quem tem olhos de ver veja, só isso que digo. Minha paz na minha vida prevalece. O que não é paz, não é luz, não permito mais que entre na minha vida. Esta é a palavra que deixo para os que forem vítimas destes crimes. Sigam suas vidas, entreguem o fato nas mãos das justiças de Deus e dos homens, e deixe aos porcos o que aos porcos pertence.


Difamação

Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
No crime de difamação trata da divulgação de fato ofensivo a reputação. Como a calúnia, também é necessário que chegue ao conhecimento de terceira pessoa, e que exista intenção de ofender, porém é importante distinguir que a acusação pode ser falsa ou verdadeira, ou seja, a divulgação de informação mesmo verdadeira que crie uma visão social negativa é difamação. O dano é ferir a reputação daquele para quem foi direcionado a acusação. Assim, a divulgação da acusação que uma pessoa traiu o seu cônjuge, mesmo que verdadeira, é considerada difamação.
Se o fato alegado constitui crime e for falso, trata-se de calúnia e não de difamação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J