sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MANDAMENTOS DOS PSICOPATAS


Mandamentos dos Psicopatas 

10 MANDAMENTOS DO ESCRITOR ITALIANO MAQUIAVEL (1469-1527)
1- Zelais apenas pelos vossos interesses;
2 - Não honreis a mais ninguém além de vós;
3 - Fazei o mal, mas fingi fazer o bem;
4 - Cobiçai e procurai fazer tudo o que puderdes;
5 - Sede miseráveis;
6 - Sede brutais;
7 - Lograi o próximo toda vez que puderdes;
8 - Matai os vossos inimigos;
9 - Usai a força em vez da bondade ao tratardes com o próximo;
10 - Pensai exclusivamente na guerra. 


O texto acima e seu respectivo site de origem compõem uma série de estudos sobre comportamentos psicopatas que temos publicado aqui neste blog.
A psicopatia nem sempre pressupõe violência física...só em níveis extremos que chega à violência. E na sociedade de hoje, onde valores como ética, lealdade, amizade, confiança, são tidos como valores "sem valor", principalmente nos meios que lidam diretamente com o poder, onde pessoas são vistas como peças de um jogo que, dependendo do momento são muito úteis, mas que, assim que passa aquela necessidade, são postas de lado e ignoradas, nesta sociedade o terreno é fértil para desenvolvimento cada vez mais forte de mentalidades psicopatas que acham perfeitamente natural manipular as relações pessoais de acordo com seus interesses. A psicopatia é um desvio de caráter, portanto quanto mais fraco o caráter, serão mais claros os sintomas psicopatas.
Destaco aqui um só trecho do próximo estudo a ser brevemente publicado aqui:


"A psicopatia é caracterizada, principalmente, pela ausência de empatia com outros seres humanos (quando não pertencente a família), resultando em descaso com o bem-estar do outro e sérios prejuízos aos que convivem com eles. ..." (KAPLAN, H. B.; SADOCK, B. J.; GREBB, J. A. Compêndio de psiquiatria: Ciências do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003).

Luciana G. Rugani

Um comentário:

  1. Texto interessantíssimo. Todos leem e quase nenhum de nós nos identificamos com os disparates cometidos em prol da nossa própria satisfação. É a nossa infantilidade que denota quão longe estamos da verdadeira razão. Absurdos são cometidos, guerras são implementadas e dissabores são difundidos, principalmente pelas pessoas que fogem de pensar ou refletir em seus próprios atos. Pensemos bem no que estamos para fazer e reflitamos ainda em tudo que já fizemos, pois nunca é tarde para sermos humildes diante do Deus de infinita misericórdia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...