Mostrando postagens de setembro 2, 2013

POLÍTICA (COM "P" MAIÚSCULO") X pOLÍTICA (COM "p" MINÚSCULO)

Vejo a política, em toda sua complexidade, com a arte de conciliar as divergências em prol do bem comum. Considero "arte" porque, para atingir seu objetivo, requer um dom especial, que poucos dominam com competência; é como um arranjo de notas musicais que no final produzem uma bela melodia.  Bem comum: essa é a finalidade maior da Política (com "P" maiúsculo) para mim.  Mas alguns fatos que venho observando me fazem ver como que nos distanciamos a cada dia da verdadeira Política. A política (agora com "p" minúsculo, que significa politicagem) nos dias de hoje vem sendo exercida de maneira totalmente contrária à ideia geral que expus acima. É a política que, ao invés de visar a conciliação, busca o conflito, a separação, a guerra. É a política que separa, ao invés de unir, que destrói ao invés de construir. Tenho visto a política mesquinha de espalhar a revolta, a desunião, as brigas.  Hoje se fala muito em reivindicar melhorias, cobrar dos