segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

DESTRUIÇÃO DOS OCEANOS: ALERTA!!

Oceanos e mares...
admirados, mas ainda tão desconhecidos.

Sabemos que os oceanos possibilitam a vida no planeta Terra. Mas sabemos também que o ser humano está longe de respeitar devidamente este poderoso reduto de vida e mistérios. Este mesmo ser humano, que nem do seu ambiente visível cuida devidamente, que não se importa em deixar seu lixo largado nas areias das praias, que dirá do ambiente que não lhe é possível ver e sentir diretamente, como é o caso do fundo dos mares.

Abaixo segue um pequeno vídeo explicando sobre a pesca de arresto. O Greenpeace está divulgando este vídeo para alertar sobre a destruição causada pela pesca de profundidade.
Destaco algumas frases retiradas do vídeo, que mais me chamaram a atenção e que servem para guiar nossa reflexão em torno do assunto:

Maria Mesquita Pessôa (Brazil mission to the UN) – Os oceanos têm um papel importante que permite a existência da nossa vida no Planeta.  A biodiversidade em áreas fora da jurisdição nacional é patrimônio da humanidade, portanto é interesse do meu país e de todos os países do mundo que esta riqueza não seja destruída.

Stuart Beck (Palau mission to the UN) - Penso que o que será preciso para proteger áreas vulneráveis é uma moratória sobre pesca de arresto. Não importa que seja um Estado interior, não importa que não seja um Estado costeiro,  não importa que não pesque. O que importa é que todos temos a mesma obrigação. Há 192 países, e todos têm o mesmo dever,  para com as gerações futuras, de proteger estas áreas. Quando desaparecem, deixarão de existir.

Dr. Alex Rogers  (marine scientist) - À medida que a tecnologia nos permite sondar melhor os segredos das profundezas, estamos só a começar a entender a enorme importância deste ecossistema para o planeta Terra. Salvaguardar o futuro dos oceanos é vital para a saúde do planeta, do qual todos dependemos. O tempo esgotou-se. Os governos têm de assumir a responsabilidade, agora, de travar a destruição do mar profundo... À medida que as redes de arrasto são arrastadas pelo fundo do mar, esmagam e destroem a vida marinha que vive agarrada ao fundo. Poder-se-ia comparar isto a cortar uma floresta tropical para apanhar os pequenos animais que vivem entre as árvores. Portanto, é uma forma de pesca tremendamente destrutiva.



https://www.youtube.com/watch?v=KPWxyFqGOOo

Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...