segunda-feira, 7 de abril de 2014

CABO FRIO: HOMENAGEM A WOLNEY TEIXEIRA DE SOUZA

Palavras de Evangelos Pagalidis em homenagem ao grande fotógrafo de Cabo Frio, Wolney Teixeira de Souza, que tanto contribuiu, através de sua arte fotográfica, com os registros históricos da cidade:

 "Amanhã, 8 de abril, é uma data em que todos os amantes da fotografia, principalmente de nossa região, deveriam celebrar: o nascimento, em 1912, do mestre da fotografia, Wolney Teixeira de Souza!
Wolney nasceu em São Pedro da Aldeia, na fazenda de seus avós paternos, Alberto Pereira de Souza e Catarina Cantarino Motta. Aos cinco anos, mudou-se com os pais Antônio Motta de Souza e Almerinda Teixeira de Souza para a residência de seu avô materno Manoel Martins Teixeira - o primeiro prefeito eleito, em 1924, de São Pedro da Aldeia, falecido no exercício do cargo, um ano depois.
Em 1921/1922, instalou-se em Cabo Frio, com toda a família, onde o pai tornou-se o primeiro fotógrafo radicado na cidade. Seguindo as pegadas do pai, Wolney inicia uma caminhada profissional que duraria 53 anos, até sua morte, em 1983, deixando um legado para todos que amam e exercitam essa nobre arte!
Viva Wolney Teixeira!"
(Evangelos Pagalidis) 
 https://www.facebook.com/evangelos.pagalidis/posts/777533505590748 



"Canoa de pesca no canal de Itajuru, 1945".

"Lancha salineira e Ponte Feliciano Sodré, 1949".


"Morro da Guia e Convento de Nossa Senhora dos Anjos refletidos no canal de Itajuru, 1969".

"Canoas com barracas de bebidas e Convento de Nossa Senhora dos Anjos ao fundo, 1958".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...