Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM AO ATOR ROBIN WILLIAMS - ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A ORIGEM DESTE BLOG

Este blog não poderia deixar de prestar uma homenagem ao ator Robin Williams, falecido ontem nos EUA, afinal de contas foi através de um de seus principais filmes ("Sociedade dos Poetas Mortos") que conheci a expressão "Carpe Diem", escolhida como o primeiro domínio de nosso blog.

A mensagem do filme inspirou a proposta deste espaço. Identifiquei-me prontamente com ela quando assisti. Por isso resolvi adotar a expressão para denominar o blog. 
"Carpe Diem" é um termo em latim que significa "aproveite o dia". No filme, um professor, diferente do padrão comum de outros professores, estimulava em seus alunos o pensar, o debater, o questionar. Sua proposta era fazer cair por terra os bloqueios emocionais impostos por uma sociedade autoritária e cheia de regras de comportamento para que, assim, a criatividade ficasse livre para brotar e dar frutos representados por realizações pessoais, sonhos, liberdade.

E minha proposta ao criar o "Carpe Diem Luciana" foi justamente criar um espaço para me expressar, deixar meu sentimento fluir, através das poesias e desabafos, e também lançar minhas ideias, promover a reflexão, estimular o livre pensar. Foi assim que comecei. No meio do caminho acrescentei outros trabalhos, como por exemplo a divulgação da cidade de Cabo Frio e trabalhos de cidadania, mas nunca deixei de criar meus textos e poesias para justamente semear ideias, pontos de vista e sentimentos. 

Que Robin Williams seja amparado pela Espiritualidade Maior, principalmente em função das tantas mensagens positivas que passou através de muitos de seus filmes. Com certeza ele também lançou ideias, lançou sementes, das quais este blog, por exemplo, podemos dizer que, de certa forma, é um pequeno fruto. 

Abaixo segue um artigo do site "Revista de História" sobre o filme. Ao final do artigo, tomei a liberdade de negritar algumas frases principais, que traduzem a principal reflexão do filme.  Aos que ainda não assistiram, recomendo. E aos que já assistiram, vale a pena rever.

Luciana G. Rugani

“Ó, eu! Ó, vida! Entre as questões que reaparecem. Os trens de desesperançosos, cidades cheias de tolos. O que há de bom entre eles? Ó, eu! Ó, vida! Resposta: Estar aqui. A vida existe e a identidade. Essa brincadeira de poder continua e você pode contribuir com um verso.” (De Walt Whitman)

“Oh, Capitan! My Capitan!” é o vocativo obrigatório de John Keating (Robin Williams) na Welton Academy, uma escola preparatória estadunidense para lá de conservadora dos anos 50. Ex-aluno da instituição, o agora professor de Literatura e Língua Inglesa contraria a rígida metodologia da instituição, que prega os pilares da tradição, honra, disciplina e excelência, na tentativa de não só formar homens bem sucedidos, mas, acima de tudo, formar mentes.

Logo nas primeiras aulas, uma quebra de paradigma: “Abram seus livros na página 21. E podem rasgar todo o prefácio”. Para Keating, o livro-texto de poesia, indicado pela ortodoxa diretoria, pretendia transformar a beleza dos versos de Thoreau, Whitman e Byron, com toda sua subjetividade, alegorias e jogos semânticos, em simples fórmulas matemáticas.

Motivado pelo lema “Carpe Diem” (do latim, aproveite o dia), o idealista inspira seus alunos a buscarem paixões individuais, atentando para seus talentos e habilidades, a fim de transformar cada momento de suas vidas em instantes extraordinários. Assim, aos poucos, o professor conquista uma legião de jovens, que se desprende das amarras morais e religiosas pregadas não só pelo ensino, mas também por suas famílias de organização patriarcal e hierarquias bem definidas.

Todd Anderson, Neil Perry, Steven Meeks, Charlie Dalton, Knox Overstreet, Richard Cameron e Gerard Pitts. São eles quem vão reinventar a “Sociedade dos Poetas Mortos”, um clube de leitura nada convencional, fundado por Keating ainda nos tempos discentes. A questão aqui é pensar além da obviedade. Todos passam a se reunir semanalmente em uma caverna, na área externa do campus, com lamparinas e instrumentos musicais, para deixar a imaginação fluir... E a realidade transformar.


Os limites do horizonte

Longe de optar pelo recorrente “felizes para sempre”, essa é uma produção hollywoodiana que obriga o espectador a bater a cabeça contra a parede.O filme retrata o cenário do pós-Segunda Guerra Mundial, cujo cenário educacional era de baixíssima autonomia e quaisquer suspeitas contra um revolucionário fariam dele um perseguido político.

Em tempos de manifestações por reformas estruturais no país, nada como cedermos um suspiro à utopia típica da juventude.

Construir ideais, assumir posicionamentos. São atitudes que, na maioria das vezes, exigem sacrifício e dedicação. Nesse sentido, “Sociedade dos Poetas Mortos” não poderia ser mais atual.

A discussão proposta pelo diretor Peter Weir supera partidarismos, crenças religiosas e nacionalidades. É uma briga pelo Eu, pela essência. O que realmente vale a pena? O que realmente queremos deixar de nossas vidas para o mundo? Carpe Diem. “Palavras e ideias podem mudar o mundo”, já dizia Mr. Keating.

 
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/cine-historia/carpe-diem-para-alem-do-obvio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J