sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A ACESSIBILIDADE NA CIDADE DE CABO FRIO

A acessibilidade é algo de extrema relevância e que deve ser tratado com toda atenção e responsabilidade. É um direito, não só das pessoas com deficiência, mas de todos nós, pois qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, ainda que temporária por algum motivo, sentirá na pele a importância de um espaço acessível e saberá valorizar com a devida importância que merece esse tema.

No texto abaixo, temos a exposição do entendimento de Elizabeth Marge em relação à acessibilidade na cidade de Cabo Frio (RJ). Vale a pena ler o texto dessa pessoa que, além de ser uma lutadora que exercita a superação de seus próprios limites no seu dia a dia, é também uma estudiosa da matéria. Conhece a fundo as disposições da Convenção da ONU, as normas técnicas e por isso tem contribuído muito no enriquecimento dos debates sobre  o assunto:

Luciana G. Rugani

por Elizabeth Marge


A acessibilidade está em pauta e em alta na cidade de Cabo Frio (RJ)! O prefeito Alair Corrêa anunciou que dará início às obras para tornar o bairro Guarani o primeiro bairro totalmente acessível da cidade que, segundo o prefeito, será somente o primeiro, pois sua intenção é fazer o mesmo em todos os demais bairros.

Ainda bem que hoje já temos a consciência de que não é o limite individual das pessoas que determina a deficiência, já sabemos que os espaços inacessíveis, o meio físico, a informação , a comunicação, os serviços são os responsáveis diretos. Desde 2008, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi incorporada à legislação e, após uma atuação líder, o Brasil, soberanamente, a ratificou com equivalência de emenda Constitucional. Portanto, reconhecida assim, gerando um instrumento de maior respeito aos Direitos Humanos.

Iniciativas como as obras do Bairro Guarani, com o uso do Desenho Universal, fazem com que a população vivencie, amplie e permita que a consciência dos espaços, serviços e produtos são componentes democráticos, portanto para uso indiscriminado por todos, reconhecendo e respeitando a diversidade das pessoas e o pleno exercício de cidadania.

Com isso, o Prefeito Alair Corrêa demonstra que seu MAIOR INVESTIMENTO é na pessoa, dando-lhe qualidade de vida, reconhecendo-o como cidadão democrático, valorizando-o dignamente, pela autonomia individual e incluindo-o efetivamente na participação social, levando em conta a valorização pessoal e também imobiliária da região, criando oportunidades igualitárias entre todos os moradores. Falando assim, quando o desenho universal é usado, gera conforto e economia para a população, na praticidade da mobilidade urbana, no investimento econômico e educacional, levando novamente em conta o acréscimo valoral imobiliário do local.

Quando estas práticas são incorporadas ao ordenamento urbano e também aos serviços (pois é preciso lembrar que estabelecimentos comerciais devem tornar seus espaços aptos à entrada, por exemplo, de um cadeirante, ou de uma pessoa que não possa levantar o pé tão alto para alcançar o degrau de entrada, e que deve haver um banheiro acessível que pode ser comum a todos), em pouco tempo veremos maior conforto nos deslocamentos de todos, a plena inclusão e maior tempo hábil para se desfrutar do aconchego da família. Será um ganho inestimável para a população. Parabéns à população do Bairro Guarani e que venham outros... toda a cidade!
Desafio Lançado!

No próximo ano, Cabo Frio completará 400 anos de emancipação política, o desafio será tornar Cabo Frio como a cidade mais acessibilizada do Estado, com a maioria dos bairros acessíveis e seus estabelecimentos turísticos e comerciais aptos a receber todas as pessoas com e sem deficiência. Falta pouco prefeito... Vamos comemorar o cumprimento deste desafio... quero estar presente... 

10 comentários:

  1. Parabéns ao prefeito Alair Corrêa pelo seu entendimento de que os espaços tem que ser para todos e, principalmente, por ter transformado este entendimento em ações concretas. Parabéns a Elizabeth Marge por suas sempre brilhantes contribuições à causa da acessibilidade. Que Cabo Frio seja um exemplo deste projeto a ser seguido por todos.

    ResponderExcluir
  2. Luciana G. Rugani, em primeiro lugar meus cumprimentos à Elizabeth Marge, pessoa extraordinária, que respeito e admiro muito.
    Parabéns para o prefeito Alair Cabofrio, cidadão Alair Francisco Corrêa, por mais uma excelente iniciativa.
    A sua meta de tornar a nossa querida CF em cidade campeã em acessibilidade é louvável, digna de admiração.
    Devemos sair da retórica, precisamos provar, na prática, que os direitos são efetivamente iguais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Elizabeth Marge pelo empenho na causa da acessibilidade e pelo texto claro que informa e capta maior número de interessados em realmente provar , na prática, que os direitos são efetivamente iguais e devem ser defendidos e implantados tanto no setor público como no privado.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela excelente colocação, neste texto, o que nao poderia ser diferente, tendo em vista sua luta todos esses anos por acessibilidade. Luta que parecia ser em vão e solitária, ate que foi ouvida pelo nosso Prefeito Sr Alair Corrêa, o qual eu parabenizo e agradeço, por ver a iniciativa e os frutos de toda uma historia nascendo. Certa de que sao competentes para realizar, agradeço a Deus e me sinto orgulhosa de fazer parte de uma cidade comprometida com o bem estar dos seus cidadãos, e no cumprimento do direito de todos de ir e vir! Mae, mto orgulho de você! Continue, estaremos juntas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Elizabeth Marge, seu texto e conhecimento do assunto são importantíssimos para conscientizar e incentivar cada vez mais a acessibilidade nas cidades, garantido a todos, sem exceção, o direto mais básico do cidadão do ir e vir. Parabéns prefeito Alair Correa pela ação, inovação e preocupação com todos os cidadãos. Cabo Frio cada vez mais acessível e que sirva de exemplo para outros prefeitos.
    Parabéns Luciana Rugani por disponibilizar sua página para outros escritores publicar seus artigos, temas importantes que devem ser divulgados.

    ResponderExcluir
  6. A todos os parentes, amigos, pessoas que apreciam o Blog da minha amiga Luciana Rugani, esta mineirinha que ama demais da conta Cabo Frio e minha família que me apoia e me incentiva diariamente na vida e nas questões pertinentes à difícil militância da pessoa com deficiência quero dizer que estou completamente emocionada pelas mensagens de estímulo e reconhecimento dos que aqui vieram ler e deixaram seus depoimentos, significa dizer que as pessoas não estão omissas em relação às causas de acessibilidade e que durante todos estes anos, minha incansável luta não tem sido em vão. Estou cheia de esperanças por ver que tenho muitos amigos cúmplices na causa. O apoio constante da família, do meu marido, meu companheiro incansável de todos os dias/noites que compartilha comigo e com a nossa filha as dificuldades/alegrias de uma cadeirante em busca de acesso, me levando, me apoiando, incentivando nas ações ao longo destes anos, sem eles.. eu seria nada... Confio muito em todas as ações da Prefeitura de Cabo Frio, sei que desde 2000, ela vem investindo na qualidade de vida de seus moradores e visitantes procurando fazer da cidade, uma cidade tão bem hospitaleira quanto acessível para todos. Obrigada Prefeito Alair Correa por me ouvir e realizar o que parecia utópico há alguns anos e também, por entender que uma cidade com o nome turístico de Cabo Frio não poderia ficar ao largo de cidades mundialmente famosas e acessíveis.Agradeço a todos os companheiros que iniciaram comigo esta conscientização me dando voz e imagens nas TVs, nas rádios e jornais de Cabo Frio... Humildemente eu agradeço a DEUS e sempre que saía/saio de casa, aí em Cabo Frio/Rio de Janeiro, para fazer algum trabalho, tinha/tenho uma conversa com DEUS e pedia/peço a ELE que fizesse/faça de mim a sua vontade e a sua voz... E com o empenho de todos.. ELE (O SENHOR) se faz presente e CABO FRIO se transforma. FELIZ, AGRADECIDA e RECONHECIDA. OBRIGADA SENHOR! DEUS ABENÇOE O PREFEITO ALAIR CORREA E NOSSA CIDADE!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da abordagem para com a causa que conhecemos bem né Elizabeth Marge e parabéns ao prefeito de Cabo Frio pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Todos merecem ser tratados com respeito. Elizabeth uma lutadora. Te amo amiga

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Beth Marge! Vc é uma guerreira que luta pelo direito de igualdade! É de pessoas assim que o mundo precisa, com coragem, determinação e Fé! Que essa ação seja exemplo pra todo o Brasil! Beijos lindaa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...