quarta-feira, 13 de maio de 2015

DIÁRIO CABOFRIENSE: AAMA CABO FRIO - ASSOCIAÇÃO DAS AMIGAS DA MAMA DE CABO FRIO

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Abaixo da foto, segue o texto para mais fácil leitura:



Gosto muito de divulgar ideias, empreendimentos e iniciativas que possam fazer a diferença, dar bom exemplo e contribuir positivamente com nossa sociedade. Em um mundo onde a má notícia sempre predomina, acho importante aproveitar o espaço para divulgar iniciativas do bem e atitudes que engrandecem a cidade e seus cidadãos.

Pensando assim, venho hoje falar sobre uma associação que, mesmo lidando com um assunto que é motivo de muita dor para as pessoas, consegue ser um ponto de luz na escuridão, um ponto de apoio e alívio no doloroso caminho dos que buscam seu auxílio. Trata-se da AAMA Cabo Frio - Associação das Amigas da Mama de Cabo Frio.

Fundada em 7 de março de 2005, a AAMA CABO FRIO é uma entidade civil que dá apoio psicossocial às mulheres e homens que lutam contra o câncer de mama, através do fornecimento de vários serviços psicológicos e de assistência social, assim como às suas famílias. Atualmente, a associação vem investindo e intensificando suas ações na prevenção, não só durante o mês dedicado às campanhas sobre o assunto, mas sim durante o ano inteiro, por meio de eventos e campanhas educativas junto à população em geral para esclarecer sobre a importância de se prevenir o câncer de mama através do autoexame e de cuidados gerais com a saúde. Oferece aos seus assistidos e familiares uma reunião mensal de autoajuda, quando experiências são compartilhadas visando o resgate da autoestima; atendimento psicológico individual; tratamento fisioterápico; atendimento individual com assistência social; palestras educativas sobre temas de interesse dos portadores de neoplasias; visitas hospitalares; oficinas artesanais em diversas modalidades; bazar/brechó.

E desde que foi criada, a associação tem se mantido apenas com as doações que recebe. O trabalho realizado é muito bonito, e de grande relevância para a população da cidade e da região.

Eu costumo dizer que iniciativas como esta, além da finalidade específica a que se destinam, costumam também servir como incentivo para que assumamos uma postura mais participativa enquanto cidadãos, através da adoção de um trabalho voluntário. Émuito gratificante quando ouvimos os relatos de melhora da qualidade de vida dos pacientes assistidos.

A Associação das Amigas da Mama de Cabo Frio funciona na Rua Rui Barbosa, nº 273 – Centro.

Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...