Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO É DESTAQUE EM MATÉRIA DE MINHA AUTORIA NA REVISTA "DESTINOS SERRA & MAR"

Em agosto passado, postei aqui no blog alguns artigos da Revista "Destinos Serra & Mar" em que Cabo Frio foi destaque através de projetos cidadãos desenvolvidos na cidade. Agora novamente nossa cidade é matéria na revista, desta vez por seu potencial turístico. 

A edição 19 da revista, publicada hoje, traz uma matéria de minha autoria em que tracei um breve perfil turístico da cidade. 

Cabo Frio é uma cidade linda, com belezas naturais indescritíveis, e possui um potencial incrível a ser desenvolvido. Não podemos esquecer que a cidade permanece com suas preciosidades naturais, sua história e com seu nome nos roteiros turísticos, e por isso merece que, como cidadãos, saibamos valorizar esse tesouro acompanhando, cuidando com atenção e carinho, preservando sua natureza e incentivando ações cidadãs que possam engrandecê-la ainda mais.

As fotos da capa e da matéria são do amigo e parceiro Eduardo Cerqueira, outro apaixonado pelas belezas de nossa cidade.

Abaixo segue imagem do meu artigo e o texto:




Cabo Frio - destino classe A 

Cabo Frio, município fluminense localizado na Região dos Lagos, ficou entre as 51 cidades brasileiras que obtiveram classificação “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Ministério do Turismo. O mapa é um instrumento de orientação do ministério para elaboração das políticas públicas no setor do turismo, e em sua elaboração foram analisadas 2075 cidades com interesse turístico.
Para Cabo Frio, a obtenção da classificação “A” vem confirmar que a cidade permanece muito atrativa e que possui uma boa infraestrutura turística, como, por exemplo, hotéis e pousadas de qualidade. Além disso, vale destacar o perfil turístico diversificado da cidade. Cabo Frio possui opções para todos os gostos e estilos.
Para os que se interessam pelo turismo histórico-cultural, a cidade (com 400 anos de fundação e considerada a sétima cidade mais antiga do país) ainda possui espaços de pura história, onde nos sentimos como que transportados no tempo, como é o caso do Largo de São Benedito, no bairro da Passagem, com seus casarões antigos. Há também o Forte São Matheus, construção de 1615, na Praia do Forte, principal ponto turístico da cidade; o Conjunto Arquitetônico Nossa Senhora dos Anjos, localizado no Largo Santo Antônio, que compreende o Convento Nossa Senhora dos Anjos  (onde hoje situa-se o MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional, uma das mais ricas expressões da arquitetura colonial do país) e a capela do Morro da Guia, repleta de lendas e histórias da época; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção; a Casa de Cultura José de Dome (Charitas); entre outros importantes monumentos, além de vários sítios arqueológicos, os famosos sambaquis.
Para quem prefere o turismo ecológico, há trilhas para caminhadas, algumas quase que desconhecidas até mesmo para antigos moradores. Caminhadas são periodicamente organizadas por praticantes através das trilhas do Parque Estadual da Costa do Sol, nas proximidades da Praia das Conchas, Ilha do Japonês e Praia do Peró.
Os pontos turísticos mais famosos nacionalmente e internacionalmente são as belíssimas praias de areia branca e águas claras. A Praia do Forte e sua belíssima orla é o cartão postal da cidade. Em sua extensão temos a Praia das Dunas e Praia do Foguete, também belíssimas.  A Praia das Conchas e a Praia do Peró são consideradas índice zero de poluição, inclusive, recentemente, a Praia do Peró foi inscrita como candidata à certificação internacional de praias “Bandeira Azul”.
A cidade possui também ótimos restaurantes, até mesmo de nível internacional. Anualmente, por volta do mês de setembro, acontece o Festival de Sabores, com a participação de cerca de 40 restaurantes com seus mais deliciosos pratos.
Para fazer compras, além dos estabelecimentos comerciais comuns do centro da cidade, há o shopping convencional e também o Shopping Gamboa, a famosa “Rua dos Biquínis”, conhecida internacionalmente como a maior rede de moda praia do Brasil e a primeira e única rua no mundo que concentra lojas exclusivas de moda praia.
O turismo é a vocação natural de Cabo Frio, uma cidade rica de potenciais e privilegiada pela natureza. Talvez por ser uma cidade cujo desenvolvimento deu-se pelo aporte de pessoas das mais variadas localidades e culturas, ali a criatividade naturalmente reina. É um terreno próspero para a arte, beleza e cultura, nas suas mais diversas manifestações. Isso sem falar na inspiração natural que suas belas paisagens nos oferecem. Esta é a "cara" de Cabo Frio.
Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si