Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO É DESTAQUE EM MATÉRIA DE MINHA AUTORIA NA REVISTA "DESTINOS SERRA & MAR"

Em agosto passado, postei aqui no blog alguns artigos da Revista "Destinos Serra & Mar" em que Cabo Frio foi destaque através de projetos cidadãos desenvolvidos na cidade. Agora novamente nossa cidade é matéria na revista, desta vez por seu potencial turístico. 

A edição 19 da revista, publicada hoje, traz uma matéria de minha autoria em que tracei um breve perfil turístico da cidade. 

Cabo Frio é uma cidade linda, com belezas naturais indescritíveis, e possui um potencial incrível a ser desenvolvido. Não podemos esquecer que a cidade permanece com suas preciosidades naturais, sua história e com seu nome nos roteiros turísticos, e por isso merece que, como cidadãos, saibamos valorizar esse tesouro acompanhando, cuidando com atenção e carinho, preservando sua natureza e incentivando ações cidadãs que possam engrandecê-la ainda mais.

As fotos da capa e da matéria são do amigo e parceiro Eduardo Cerqueira, outro apaixonado pelas belezas de nossa cidade.

Abaixo segue imagem do meu artigo e o texto:



Cabo Frio - destino classe A 

Cabo Frio, município fluminense localizado na Região dos Lagos, ficou entre as 51 cidades brasileiras que obtiveram classificação “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Ministério do Turismo. O mapa é um instrumento de orientação do ministério para elaboração das políticas públicas no setor do turismo, e em sua elaboração foram analisadas 2075 cidades com interesse turístico.
Para Cabo Frio, a obtenção da classificação “A” vem confirmar que a cidade permanece muito atrativa e que possui uma boa infraestrutura turística, como, por exemplo, hotéis e pousadas de qualidade. Além disso, vale destacar o perfil turístico diversificado da cidade. Cabo Frio possui opções para todos os gostos e estilos.
Para os que se interessam pelo turismo histórico-cultural, a cidade (com 400 anos de fundação e considerada a sétima cidade mais antiga do país) ainda possui espaços de pura história, onde nos sentimos como que transportados no tempo, como é o caso do Largo de São Benedito, no bairro da Passagem, com seus casarões antigos. Há também o Forte São Matheus, construção de 1615, na Praia do Forte, principal ponto turístico da cidade; o Conjunto Arquitetônico Nossa Senhora dos Anjos, localizado no Largo Santo Antônio, que compreende o Convento Nossa Senhora dos Anjos  (onde hoje situa-se o MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional, uma das mais ricas expressões da arquitetura colonial do país) e a capela do Morro da Guia, repleta de lendas e histórias da época; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção; a Casa de Cultura José de Dome (Charitas); entre outros importantes monumentos, além de vários sítios arqueológicos, os famosos sambaquis.
Para quem prefere o turismo ecológico, há trilhas para caminhadas, algumas quase que desconhecidas até mesmo para antigos moradores. Caminhadas são periodicamente organizadas por praticantes através das trilhas do Parque Estadual da Costa do Sol, nas proximidades da Praia das Conchas, Ilha do Japonês e Praia do Peró.
Os pontos turísticos mais famosos nacionalmente e internacionalmente são as belíssimas praias de areia branca e águas claras. A Praia do Forte e sua belíssima orla é o cartão postal da cidade. Em sua extensão temos a Praia das Dunas e Praia do Foguete, também belíssimas.  A Praia das Conchas e a Praia do Peró são consideradas índice zero de poluição, inclusive, recentemente, a Praia do Peró foi inscrita como candidata à certificação internacional de praias “Bandeira Azul”.
A cidade possui também ótimos restaurantes, até mesmo de nível internacional. Anualmente, por volta do mês de setembro, acontece o Festival de Sabores, com a participação de cerca de 40 restaurantes com seus mais deliciosos pratos.
Para fazer compras, além dos estabelecimentos comerciais comuns do centro da cidade, há o shopping convencional e também o Shopping Gamboa, a famosa “Rua dos Biquínis”, conhecida internacionalmente como a maior rede de moda praia do Brasil e a primeira e única rua no mundo que concentra lojas exclusivas de moda praia.
O turismo é a vocação natural de Cabo Frio, uma cidade rica de potenciais e privilegiada pela natureza. Talvez por ser uma cidade cujo desenvolvimento deu-se pelo aporte de pessoas das mais variadas localidades e culturas, ali a criatividade naturalmente reina. É um terreno próspero para a arte, beleza e cultura, nas suas mais diversas manifestações. Isso sem falar na inspiração natural que suas belas paisagens nos oferecem. Esta é a "cara" de Cabo Frio.
Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J