Pular para o conteúdo principal

PALAVRAS PARA O FIM DO ANO

 
 
Aproxima-se o fim de 2016. 

Mais um ano em que tivemos a oportunidade de dar o nosso melhor em todas as atividades a que nos propusemos, em todas as relações que cultivamos e em todos os lugares aonde fomos.

Final de ano é apenas fim e início de etapas, assim como acontece a cada anoitecer e despertar dos dias. E nesse vai e vem, nessa onda atrás de onda, somos "trabalhados" por Deus por meio das diversas ferramentas que são colocadas em nosso caminho, quais sejam os conflitos e obstáculos que enfrentamos durante o ano.

Não é hora de nos atermos àquilo que não pudemos resolver e ficarmos ressentidos. Precisamos entender que tivemos a oportunidade de fazer o melhor que nos era possível, e assim fizemos dentro de nossas possibilidades e capacidades de seres humanos em aprendizado. Persistimos, seguimos em frente, aceitamos o trabalho de Deus em nós. Então agora é hora de deixarmos para trás o que não vale a pena carregarmos, como a tristeza, a mágoa, a raiva, ressentimentos e levarmos a bagagem da experiência vivida para que daqui pra frente possamos nela refletir, assim como o estudante faz sobre a matéria que estuda, usando nossa razão para analisar os fatos sem o peso de uma carga emocional desnecessária e enxergando os fatos como eles são. Só assim poderemos sublimar a experiência vivida convertendo-a em ganhos para nosso espírito. As dificuldades vividas são o "material" que levaremos para aprendizado e assim nos tornaremos mais fortes e sábios, mas para isso é preciso que tenhamos a humildade para com Deus de permitir que deste trabalho dEle em nós surjam frutos que nos tornem verdadeiramente dignos de sermos chamados "filhos do Criador".

Vale a pena esquecer os comentários maldosos de pessoas que não têm o mínimo direito de opinar sobre nós e o fazem somente por maldade; esquecer as incompreensões daqueles que se acham puros, sempre prontos a julgar o outro; esquecer os descasos, os mínimos gestos que revelam desprezo e inveja; esquecer todos aqueles que nunca nos aceitaram e deixar pra trás o que nunca prestou nem pra nem para companhia.

Seguir em frente é aceitar viver o dia seguinte, é caminhar livre de expectativas e pressões, sem importar-se com o  julgamentos dos outros.

Que todos os amigos e leitores possam então seguir em frente em 2017, aprimorando-se a cada dia ou pelo menos buscando se aprimorar. Que seja um ano de mais amor e menos desprezo, mais compartilhamento e menos disputas, mais compreensão e mais perdão.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J