terça-feira, 11 de julho de 2017

CABO FRIO - ALERTA: PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO DE FERRO MARICÁ

Hoje venho postar um alerta e ao mesmo tempo um pedido aos historiadores, amantes da história de Cabo Frio e ao Poder Público em relação ao prédio da antiga Estação de Ferro Maricá, que antigamente escoava a produção de sal de Cabo Frio até Niterói.


Trata-se de uma estação de fundamental importância histórica para a cidade, cujo prédio é avalorado pelo Inepac/Iphan e tombado pelo Imupac.

Acontece que o terreno onde ela se encontra está sendo vendido pelo proprietário. Sabemos que pode ser até não muito fácil vender o imóvel com este gravame e que não poderá ser feito nada ali sem autorização dos órgãos competentes, porém conhecemos também casos, por esse Brasil afora, em que o tombamento somente não foi suficiente para evitar que viessem ao chão prédios de importância histórica. 

Sendo assim, solicitamos aos que amam e valorizam a história da cidade e também ao poder público uma maior atenção com este caso para evitar que percamos este valioso patrimônio. Seria interessante que o próprio município adquirisse a propriedade deste prédio que, além de poder ser útil para abrigar atividades de interesse da população, poderia também, se bem trabalhada a ideia, tornar-se um importante ponto de visitação para o turismo histórico-cultural.
Clique aqui  para assinar o abaixo-assinado promovido pelo CEPMMA (Centro de Estudo e Proteção do Meio Ambiente Aquático), dando seu apoio para esta importante causa da preservação de nossa história.

Abaixo seguem fotos do local:













Texto: Luciana G. Rugani
Fotos: Rosa Fonseca

4 comentários:

  1. Acho uma importante iniciativa divulgar esse triste "negócio" que está para acontecer: a venda do passado glorioso da nossa querida Cabo Frio! Um passado de fartura para os salineiros e cuja produção escoava-se pela estrada de ferro Maricá!Como eram bucólicos os cataventos das salinas! Hoje, esse passado glorioso, que deveria ser preservado, não será conhecido pelas próximas gerações! Estou muito triste!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia..... uma id'eia.... abrigar a Ëscola municipal prof. Renato Azevedo....os especiais iam amar...

    ResponderExcluir
  3. Meu tio era funcionário da rede ferroviária federal,muitas vezes veio para Cabo Frio neste trem.
    Eu era muito pequena mas sempre sonhei em viajar neste trem .
    Como seria bom que tivesse ainda como meio de transporte ou apenas para ser lembrado.

    ResponderExcluir
  4. A desapropriação e a ocupação da antiga estação de trem, transformando-o em um espaço cultural que envolvesse as comunidades do entorno, foi uma das propostas da Comissão dos 400 anos em 2015. Acometidos pela crise econômica que se instalou, abortamos o projeto da Estação 400anos. Perdê-lo será lamentável! Eu, particular e publicamente me disponibilizo integralmente na retomada dessa aquisição, a partir de tudo que já foi encaminhado, pois a historia da cidade é merecedora de tão significativo resgate.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...