terça-feira, 11 de julho de 2017

CABO FRIO - ALERTA: PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO DE FERRO MARICÁ

Hoje venho postar um alerta e ao mesmo tempo um pedido aos historiadores, amantes da história de Cabo Frio e ao Poder Público em relação ao prédio da antiga Estação de Ferro Maricá, que antigamente escoava a produção de sal de Cabo Frio até Niterói.


Trata-se de uma estação de fundamental importância histórica para a cidade, cujo prédio é avalorado pelo Inepac/Iphan e tombado pelo Imupac.

Acontece que o terreno onde ela se encontra está sendo vendido pelo proprietário. Sabemos que pode ser até não muito fácil vender o imóvel com este gravame e que não poderá ser feito nada ali sem autorização dos órgãos competentes, porém conhecemos também casos, por esse Brasil afora, em que o tombamento somente não foi suficiente para evitar que viessem ao chão prédios de importância histórica. 

Sendo assim, solicitamos aos que amam e valorizam a história da cidade e também ao poder público uma maior atenção com este caso para evitar que percamos este valioso patrimônio. Seria interessante que o próprio município adquirisse a propriedade deste prédio que, além de poder ser útil para abrigar atividades de interesse da população, poderia também, se bem trabalhada a ideia, tornar-se um importante ponto de visitação para o turismo histórico-cultural.
Clique aqui  para assinar o abaixo-assinado promovido pelo CEPMMA (Centro de Estudo e Proteção do Meio Ambiente Aquático), dando seu apoio para esta importante causa da preservação de nossa história.

Abaixo seguem fotos do local:













Texto: Luciana G. Rugani
Fotos: Rosa Fonseca
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...