Mostrando postagens de agosto 31, 2017

MOINHO DE VENTO: SÍMBOLO DE NOSSA HISTÓRIA

por Luciana G. Rugani - Vi esta foto no face e é muito triste o seu simbolismo. Os moinhos de vento são a marca de uma era: a era do sal, quando a atividade salineira era a principal atividade econômica de Cabo Frio. Representam importante aspecto da história de nossa cidade e são como um símbolo da região.  A foto me despertou um sentimento triste de abandono, de descaso com algo antes muito útil para a economia, e que hoje, por não mais servir aos altos ganhos de outrora e ser apenas o marco de uma era, termina seus dias assim, abandonado, como se não tivesse história para contar ou como se fôssemos um povo sem memória. Daí surgiu a poesia abaixo que busca retratar este sentimento: O moinho de vento É triste ver,  Corroído pelo tempo, o moinho. E o vento,  Afoito,  Que antes, seguro, Brincava em suas pás,  Agora, sem querer,  O derruba.  Atônito,  Nota sua fragilidade. Eis no chão Um símbolo de nossa história. E um símbolo que cai, Revela a at