quarta-feira, 13 de setembro de 2017

SÉRIE: VÍDEOS ANTIGOS DE CABO FRIO - CIA. NACIONAL DE ÁLCALIS

por Luciana G. Rugani - A Companhia Nacional de  Álcalis, criada  durante o governo do presidente Getúlio Vargas, foi uma empresa brasileira produtora de barrilha e sal. Assim como na época foram criadas a CSN (Cia. Siderúrgica Nacional), a Vale do Rio Doce e a Fábrica Nacional de Motores, o objetivo do governo era impulsionar a industrialização no Brasil.
Instalada onde hoje é Arraial do Cabo, a Álcalis teve grande participação no desenvolvimento da região. Privatizada em 1992, no governo Collor, a companhia interrompeu sua produção em 2006.
Abaixo segue um vídeo da época de sua instalação e algumas explicações do prof. Achilles Pagalidis


Companhia Nacional de Álcalis

por Achilles Pagalidis - A história da CNA foi, certamente, uma das mais atribuladas de todas as empresas estatais brasileiras criadas no período.
Correlacionando fases político-administrativas do Brasil, entre 1942 e 1960, com etapas da trajetória da Álcalis, pode-se dizer de forma sucinta: a Companhia foi concebida no Estado Novo; deixou o plano virtual, no sentido de vir a ser, no segundo governo de Vargas, quando foi possível iniciar a fase executiva do projeto de engenharia, após a formalização dos contratos de financiamento e assistência técnica; e efetivou sua primeira produção, em 08 de abril de 1960, na conjuntura de expansão do setor industrial formulada por meio do Plano de Metas134 do governo Juscelino Kubitschek. (Fonte: “A Patrimonialização de Remanescentes do processo de industrialização: O legado da Cia. Nacional de Álcalis” - Cláudia Machado Ribeiro, 2012)

Paralelamente às obras, os setores técnicos da Álcalis trabalhavam no contato com os fornecedores franceses, procurando agilizar a formalização dos contratos referentes à montagem da indústria, tudo sob supervisão do BNDE. O gerenciamento desses dispêndios exigia uma rotina que chegava até Paris. Na capital francesa, o Escritório Técnico da Álcalis, funcionando em caráter temporário, tinha por objetivo dar celeridade aos contratos celebrados entre a Álcalis e a empresa Krebs & Cie., além dos investidores e fornecedores franceses, a saber: o Crédit Lyonnais Worns & Cie., a Compagnie Française d'Assurance pour le Commerce Éxterieur, e a Comptoir Internationale d'Achetes et Ventes a l'Étranger (Ciave). ( Fonte: “Vagas da modernidade: a Companhia Nacional de Álcalis em Arraial do Cabo (1943-1964)” - Walter Luiz C. de Mattos Pereira, 2010)

Em destaque, imagens mostrando a visita do governador Ernani do Amaral Peixoto as obras para instalação da Álcalis. (Agência Nacional, 1950)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...