Mostrando postagens de setembro 21, 2017

LUTA E CONQUISTAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

por Luciana G. Rugani - Vejo as datas comemorativas como lembretes para trazermos à tona temas de interesse da sociedade, oportunidade para organizarmos calendários de debates e reflexão sobre a diversidade de temas sociais. Hoje, além do "Dia da Árvore", é também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Elizabeth Marge, incansável batalhadora pela causa da acessibilidade, enviou para nosso blog um texto sobre o assunto onde ela faz uma reflexão sobre toda a luta e as conquistas obtidas nos últimos 17 anos.  Com a palavra, Elizabeth Marge : Luta e Conquistas das Pessoas com Deficiência Por Elizabeth Marge Quando, há 17 anos, nos reunimos nesta mesma praça para elaborarmos em conjunto com outros deficientes os rumos que tomaríamos em relação à acessibilidade da cidade, não imaginávamos que estávamos praticando a acessibilidade atitudinal, que é a tomada de decisão sob um novo olhar para as pessoas com deficiência. Considero construtiva a crítica de

ESCRITORA CABO-FRIENSE LANÇA O LIVRO “PALAVRAS À FLOR DA PELE” NO CHARITAS

Foto: Jaqueline Brum Cerimônia acontece neste sábado (23) com apresentações musicais A Casa de Cultura José de Dome - Charitas, será palco do lançamento do livro “Palavras à flor da pele”, da escritora cabo-friense Jaqueline Brum, no próximo sábado (23). A cerimônia acontece a partir das 18h com apresentação do Coral Despertar e da cantora Sarah Dhy, além da presença de escritores da região. O livro faz uma reflexão de como as palavras podem dar voz aos sentimentos e de como devem ser sentidas. “Quantas palavras cabem em um abraço ou em um sorriso? Percebemos que muitas palavras não traduzem todo o sentimento e elas precisam ser sentidas”, disse a autora Jaqueline Brum. Este é o terceiro livro lançado por Jaqueline, que além de escritora é professora, bióloga e palestrante. Recentemente, a cabo-friense esteve no maior evento literário do país, a 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, representando a cidade. O Charitas está localizado na Avenida Nossa Senhora da A

NO "DIA DA ÁRVORE", UMA TRISTE MOSTRA DA REALIDADE ENFRENTADA POR NOSSAS ÁRVORES

por Luciana G. Rugani - Recebemos estas fotos e mais este pedido de divulgação do CEPMAA - Centro de Estudo e Pesquisa do Meio Ambiente Aquático.  Segundo nos foi informado, o CEPMAA, juntamente com a comunidade no entorno da praça onde ela está localizada, está ajudando a salvá-la. Triste matéria para postarmos no Dia da Árvore, mas, justamente por isso, fica aí nosso apelo para que neste dia reflitamos sobre como temos tratado a natureza em geral e em especial as árvores de nossa cidade. por CEPMAA - Esta árvore foi envenenada em pleno mês das árvores, ela vivia em uma praça  ao lado do CRIAAD, antigo CRIAM, na Av. Wilson Mendes, na cidade de CaboFrio/RJ. Por onde anda a fiscalização? Comemorando o dia da árvore? O CEPMAA, junto com a comunidade no entorno da praça, está tentando salvá-la.