domingo, 7 de janeiro de 2018

CABO FRIO: CINEMA, TEATRO E FOLIA DE REIS NO ESPAÇO USIN4

Para começarmos o ano com muita alegria e cultura, nada melhor que abrirmos nossas postagens de 2018 falando sobre o belíssimo evento que aconteceu ontem no espaço Usin4, bairro Jardim Excelsior, aqui em Cabo Frio (RJ).

Há muito eu queria conhecer o Usin4 e outra não poderia ter sido melhor oportunidade. 

Para começar, assistimos ao curta "Os Reis de Sagrado", de Lucas Muller, documentário esclarecedor sobre a tradição popular da folia de reis.

A seguir, aconteceu a apresentação do teatro documentário "Antônio de Gastão - Memória é Trabalho", com o coletivo de teatro "En La Barca Jornadas Teatrais", participação de Bruno Peixoto e Anna Fernanda. A história de Antônio de Gastão (1912-1990), um homem de talentos múltiplos, o maior artista popular da nossa região, é também a história de nossa cidade. Ao ouvirmos a narrativa na primeira pessoa, nos transportamos no tempo e vemos o artista falando sobre os fatos da época, os costumes, as primeiras transformações na cidade quando áreas eram loteadas para serem transformadas em salinas e o sentimento que tais transformações geravam no povo da terra.

Depois de um ano de pesquisas, o grupo divulgou a história do artista em 25 apresentações durante o ano de 2017. Muitas histórias, poesias e músicas de Antônio de Gastão estão registradas no livro "Antônio de Gastão - Pescador de Cabo Frio". Um livro riquíssimo em cultura local do qual não há na biblioteca da cidade nenhum exemplar. O grupo vem trabalhando intensamente por uma reedição do livro, que, com certeza, será uma grande conquista para nossa cidade.

Após o teatro documentário, assistimos ao teatro de bonecos do Sorriso Feliz Criações Artísticas e depois à apresentação das folias de reis Estrela D'Alva e São Cristóvão, uma belíssima expressão de religiosidade e cultura popular.

Foi uma noite muito agradável e alegre. O espaço Usin4 é um local acolhedor onde frequentemente são promovidos eventos culturais. O Usin4 fica na rua Geraldo de Abreu, 4, Jardim Excelsior, próximo à rodoviária. Vale a pena conhecer!












 




Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...