domingo, 21 de janeiro de 2018

DENÚNCIA AO MP SOBRE A DESTRUIÇÃO DO "SAMBAQUI DO SHOPPING"

O ambientalista, escritor e historiador Elísio Gomes Filho entrou com uma representação no Ministério Público Estadual sobre o estado lastimável em que se encontra o "sambaqui do shopping", como é chamado o conjunto de sítio arqueológico e mata nativa localizados em terreno ao lado do shopping.

Publicamos em nosso blog no dia 18/01 (clique aqui para ler) um alerta sobre o perigo de destruição do sambaqui, que teve seus mourões de proteção queimados e as cercas destruídas. O cercamento foi obrigação imposta em função do licenciamento do shopping.

O ambientalista nos autorizou a publicar esta notícia e nos informou que nosso artigo foi o que o impulsionou a tomar esta atitude há muito necessária. Para ele, deveria ser imposta ao shopping a obrigação de implantar no local um parque ambiental com um museu ao ar livre, como teria sido sugerido pelo IPHAN, em 2011. O local seria preparado para visitação pública e recepção de estudantes, e contaria com cercamento total, guarda-corpo delimitando as áreas de acesso público, sinalização, limpeza, lixeiras, painéis explicativos de apoio à aula-visita, área de exposição temporária de peças recém-descobertas e distribuição de folders sobre arqueologia na Região dos Lagos. Algo semelhante a esta ideia já existe em Rio das Ostras. É o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba de Rio das Ostras.

Deixo aqui nossos parabéns a Elísio e que sua iniciativa cidadã seja exemplo para muitos que se indignam, mas não tomam nenhuma atitude. Vale lembrar que qualquer cidadão pode denunciar ao MP.

E fica aqui nosso questionamento: como pode o shopping deixar que um local de tamanha riqueza arqueológica seja tomado pelo lixo, desmatado e destruído? Importante ressaltar que a preservação e cuidado do local foi condicionante para obtenção do licenciamento do shopping, então cabe agora ao estabelecimento comercial proteger e cuidar do local adequadamente, e ao poder público cabe fiscalizar e buscar o cumprimento desta obrigação.

Descoberta de importante sítio arqueológico nas Palmeiras em 2011
Fonte: Elísio Gomes Filho

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba de Rio das Ostras
Fonte: internet
Luciana G. Rugani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...