Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 5, 2018

LANÇAMENTO, EM CABO FRIO, DA ANTOLOGIA POÉTICA LUSO BRASILEIRA - EDITORA FOCO LETRAS

Dia 18 de setembro acontecerá em Cabo Frio, no Charitas, o lançamento da Antologia Poética Luso Brasileira, Editora Foco Letras, da qual tenho a honra de participar com minha poesia "Um Instante". No dia 25 de agosto aconteceu o lançamento desta mesma antologia na cidade do Rio de Janeiro em um agradável e belíssimo sarau poético, e agora será a vez de Cabo Frio! Venham participar! Dia 18/09, às 19 h, no Charitas!

Luciana G. Rugani

PARTE DA HISTÓRIA DE CABO FRIO É PERDIDA NO INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL

Milhares de peças pertencentes à Região dos Lagos faziam parte do acervo do Museu
O incêndio que atingiu o maior museu de história natural da América Latina, o Museu Nacional, no domingo (02), transformou em escombros parte da história do Brasil. Dentre o acervo contabilizado em cerca de 20 milhões de itens, estima-se que aproximadamente 5 mil peças tenham sido enviadas da Região dos Lagos, em especial, de Cabo Frio. Os artigos que ajudavam a narrar a formação geológica da região, integravam o período pré-histórico e Tupinambá.
O material enviado ao Museu, foi recolhido pela pesquisadora Lina Maria Kneip (falecida em 2002), na década de 70, no Morro dos Índios, localizado na Praia do Forte. Dentre os achados arqueológicos, haviam rochas, utensílios dos sambaquis e ossadas. 
Para a subsecretária de Cultura de Cabo Frio, Meri Damaceno, a destruição desse material representa uma perda irreparável. "O incêndio no Museu Nacional é reflexo da irresponsabilidade dos governantes, e de to…