Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTÁRIO "CABO FRIO 500 ANOS DE HISTÓRIA"

Segundo relatos de historiadores, em 1503 teria sido construída a primeira fortaleza europeia de Cabo Frio por homens que vieram em dois navios comandados por Américo Vespúcio. Estes navios teriam se dispersado de uma expedição naval portuguesa que sofreu um naufrágio perto de Fernando de Noronha e vieram descendo o litoral até a Bahia e Cabo Frio. A fortaleza aqui erguida era uma feitoria para explorar o pau-brasil. Cabo Frio teria, então, sido “descoberta” em 1503. O nome adviria do formato geográfico do local (cabo) e das águas frias que emergem das profundezas para a superfície do mar através do fenômeno da ressurgência, muito frequente na região. Cabo Frio teria, então, sido descoberta em 1503 e consagrada como cidade somente em 1615 (leia mais aqui)

Em 2003, no governo do prefeito Alair Corrêa, aconteceu na cidade a comemoração dos 500 anos. Foi uma festa maravilhosa! Abaixo segue o documentário "Cabo Frio, 500 anos de história", onde podemos assistir à encenação então realizada no Canto do Forte, simulando a chegada da expedição de Américo Vespúcio ao local. Segue também a letra do hino dos 500 anos, "Terra do Novo Mundo", composição de Vinícius Santa Rosa.
Vale a pena assistir:

TERRA DO NOVO MUNDO

Uma nova terra um novo mundo,
Com sua caravela veio aportar,
Vento que soprou de Portugal
História de um navegador.
Uma feitoria se estabeleceu,
Foi a primeira vez que alguém te conquistou
Cabo Frio, terra do Cabo Frio
500 anos de história pra contar,
Cabo Frio, terra do Cabo Frio
Américo Vespúcio,
Desbravador do mar.
(Letra do Hino dos 500 anos de história de Cabo Frio, de Vinicius Santa Rosa)
Hino homologado pela CMCF


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "MAR DE PALAVRAS" E DO LIVRO "SURFANDO NAS LETRAS", DE ROBERTO AMORIM

Ontem, no Charitas, aconteceu o lançamento de meu livro "Mar de Palavras" e do livro "Surfando nas Letras", de Roberto Amorim. Com a presença de diversos amigos, escritores e poetas, a noite foi um show de poesia e alegria!Para mim foi uma emoção sem tamanho! Ao som do piano de Vania Meireles, amigos queridos declamaram nossas poesias e nos dirigiram palavras engrandecedoras. Foi uma noite mágica!  Para quem deseja adquirir um livro, basta procurar no site https://sebodolanati.com.br/ com o Fábio Lanati. O livro está a venda também nas seguintes lojas virtuais: Americanas, Submarino, Shoptime, Amazon, Estante Virtual, Portal dos Livreiros, Sebos OnLine, Megaleitores e no site Leu Vendeu. Abaixo segue um pequeno vídeo com algumas fotos oficiais do evento, um segundo vídeo com a filmagem completa do evento e algumas fotos: