Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO DOS LIVROS MAR DE PALAVRAS E SURFANDO NAS LETRAS

Mar de Palavras e Surfando nas Letras são obras de moradores de Cabo Frio

A Casa de Cultura e Museu José de Dome (Charitas) recebe nesta segunda-feira (11), às 18h, dois lançamentos de livros. Uma das obras é Mar de Palavras, da escritora Luciana G. Rugani, e a outra é Surfando nas Letras, de Roberto Amorim. O evento é gratuito e aberto ao público.
Mar de Palavras conta com poesias e crônicas inspiradas na cidade de Cabo Frio e sua natureza. O livro é a primeira obra individual de Luciana e foi publicado pela Editora Foco Letras. “A obra nasce da ideia principal de deixar o sentimento fluir por meio da poesia, e as crônicas propõem reflexão, estímulo ao livre pensar”, explica a autora.
No Surfando nas Letras, Roberto Amorim traz poesias que fazem analogias das manobras radicais dos surfistas com as letras. “O livro relata história de vidas, contando detalhes sobre a vida das pessoas selecionadas para serem homenageadas e imortalizadas na memória de todos os leitores, contou o poeta.
O Charitas fica localizado na Avenida Assunção, 855, no Centro.

Sobre os autores

Luciana Rugani é poetisa, natural de Belo Horizonte, mas escolheu Cabo Frio de coração. Ela aprecia o estilo poético de Vinicius de Moraes. Não vem de família de escritores, porém sempre teve contato com a arte através dos quadros pintados por seu pai, autodidata na pintura em tela desde criança.
A paixão pelos livros veio da reflexão que o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” provocou. Por essa razão, “Carpe Diem”, expressão latina que no filme foi associada a ideia de “extrair a essência da vida”, constitui o nome original de seu blog “Cantinho das Ideias (Carpe Diem Luciana)”. Ela é membra da Academia de Letras e Arte de Cabo Frio (ALACAF)
Roberto Amorim nasceu em Cabo Frio e viveu sua infância em Arraial do Cabo, na Vila Industrial, onde residiu até os 18 anos de idade, quando se mudou para Cabo Frio. É formado em matemática pela Ferlagos e pós-graduado em Análise de Sistemas.
A escrita de poemas surgiu para defender a natureza e narrar suas experiências de vida, o que já lhe rendeu o livro “As Árvores da Minha Vida, lançado em 2017, e “As 5 Palavras”, em 2018. É Membro Fundador da ALACAF. Já participou de várias antologias de âmbito nacional e em Portugal.
Convite para lançamento dos livros Mar de Palavras e Surfando nas Letras - Prefeitura de Cabo Frio

Texto e foto: Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - TEMAS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POEMA - DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani  2/9/2022

1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE CABO FRIO - FINCCA

No período de 14 a 17 de maio, na cidade de Cabo Frio, acontece a 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Frio - FINCCA. Trata-se de um evento pioneiro que acontecerá em diversos pontos culturais de Cabo Frio e que visa a celebração da sétima arte na cidade. Essa primeira edição terá o mar como tema de todas as suas atividades e contará com uma programação variada e gratuita. Serão 26 filmes gratuitos distribuídos em diferentes mostras, workshops, oficinas e atividades formativas, sendo quatro mostras (internacional, latino-americana, infantil e grandes clássicos).  Além disso, o festival contará com concurso de poesias e de fotografias, tudo dentro da mesma temática. O festival é uma realização da ONG Bem Querer, com apoio, via emenda parlamentar, do deputado estadual do Rio de Janeiro, Flavio Serafini; da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro - Secec - e do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau. E, dando início às atividades do C...