quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

ANTIGO "PROGRAMA PANORAMA" - ENTREVISTA COM TORRES DO CABO

Prosseguindo nas postagens do antigo Programa Panorama, da Lagos TV, trago hoje uma entrevista com Torres do Cabo, gravada por volta do ano 2007.

Escritor, poeta, compositor, carnavalesco e artista plástico, Eduardo Garcia Torres foi um homem de inúmeros talentos que gostava de pintar as belezas de sua cidade, Cabo Frio. Suas obras encantaram não somente sua terra natal, mas também o Brasil e até o exterior. Na entrevista, ele conta, com alegria, que no Vaticano havia uma obra sua.

Como forma de homenagear o artista, a cidade possui dois espaços com seu nome: no dia 8 de dezembro de 2015, a câmara municipal inaugurou, em seu primeiro andar, o Corredor Cultural Torres do Cabo, que abriga exposições de diversos artistas da cidade. Outro espaço cultural com seu nome é o Espaço Cultural Torres do Cabo, localizado na Rua 13 de novembro, 51 - centro, Cabo Frio (RJ).

Há alguns casos interessantes sobre Torres do Cabo que me foram relatados por seu sobrinho, José Vargas Trindade, um apaixonado por sua história. Segundo Vargas, por volta dos anos 40, Torres do Cabo, então com 14 anos, ingressou sorrateiramente em um circo que estava em Cabo Frio na época. Ali ele foi palhaço, apresentador de espetáculos, rolou dentro de uma barrica com cacos de vidro, pintou os cartazes dos espetáculos, entre outras peripécias. Quando a família deu-se por conta, ele já havia viajado para longe com o Circo Santa Catarina. Foi um desespero total na família. Diz José Vargas: "Foi nos meus 7 anos de idade, e foi o que ficou marcado permanentemente em minha memória. Nunca soube de ninguém igual a ele, nesta nossa Cabo Frio".

Torres tinha o sonho de publicar seu livro “70 anos pintando Cabo Frio”, que, quando faleceu, já estava na boneca para ser publicado. A família tinha intenção de prosseguir na luta por recursos para homenageá-lo com a publicação do livro, que contém uma coleção de, aproximadamente, 13 mil obras retratando as mais belas paisagens e uma Cabo Frio que poucos conhecem.

Cliquem no link abaixo para assistir à gravação da entrevista. Em uma parte do vídeo parece ter faltado um trecho da gravação, mas isso deve-se ao fato de que, no canal do YouTube de onde salvamos os blocos de gravação para unirmos em um só arquivo, só encontramos os blocos que aqui estão unidos e configurando este vídeo único. Não encontramos mais nenhuma gravação deste mesmo episódio do programa.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...