LEITURA: INSTRUMENTO ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Todos sabemos que a mente das crianças é como um "HD zerado", um disco rígido de computador pronto para gravar as mínimas impressões e acontecimentos que, pouco a pouco, constituirão o seu saber e formarão sua personalidade para a vida. Assim, o meio em que vive, as experiências que vivencia, a maneira como é tratada, tudo isso influenciará sobremaneira em sua personalidade no amanhã. Muitos hábitos adquiridos na infância farão a diferença no seu desenvolvimento futuro. A leitura é um destes hábitos.
A criança tem, no lúdico, grande parte de seu aprendizado. A contação de histórias, os livros infantis, peças teatrais, brincadeiras de imaginação, tudo isso são instrumentos poderosos de influenciação na mente infantil. Através da imaginação, é como se a criança participasse de uma peça teatral. Ela fantasia e vive a vida dos personagens, assimila a história contada como se dela fizesse parte. Daí a importância de que a história, ou o conto, ou a peça teatral, o que seja, tenha sempre uma mensagem que transmita uma virtude. Ouso dizer que este mundo imaginário dos livros, das histórias e brincadeiras pode ser considerado como a maneira mais eficaz de ensinar valores que constituirão o caráter do futuro adulto. É a forma mais fácil de "falar a mesma língua" da criança, possibilitando a ela uma maior compreensão e consolidação do saber dentro de si.
Entre todos estes instrumentos citados, importante destacar a literatura infantil.
Criar nas crianças o hábito de ler as influenciará para toda a vida. É como dar a chave que abrirá portas e a fará desvendar o mundo! A criança que adquire o hábito da leitura estará apta no futuro buscar as informações, pesquisar, ir atrás do conhecimento. E o principal: haverá muito mais chance de que isso se dê com gosto, com prazer e satisfação. Através de uma boa leitura, a criança viaja no fantasioso, experimenta sensações e emoções e volta para sua realidade um pouco mais transformada, fortalecida por valores mais sólidos e pouco a pouco mais preparada para viver sua realidade com maior discernimento.
E vale destacar também que o exemplo fala muito alto na formação da criança. Ela assimila com muito mais facilidade aquilo que ouve, que vê, que observa. Daí a importância de o educador, seja este os pais ou os professores, também terem prazer na leitura, gostarem de ler, pois assim estarão mais capacitados para viajar na fantasia junto com as crianças e dela absorverem o conteúdo que fará a diferença em suas realidades. Só com prazer na leitura é que os educadores poderão entrar na mesma faixa de entendimento da criança e falar a sua voz, pois não bastará a eles colocar o livro nas mãos dela e dizer que precisam ler. Isso será inócuo. Há a necessidade de vivenciar com elas o lúdico  e isso só é possível quando o educador também se encanta com a leitura.
Educar e ler são dois verbos que caminham juntos. Não há como separá-los. Se quer ser educador, antes de tudo ame a leitura, pois ela será o fio invisível que proporcionará a sintonia fina com seu aprendiz e, em consequência, uma melhor transmissão do conteúdo com chance de assimilação muito mais eficaz. E, além disso, o exemplo fala mais alto e somente amando a leitura é que o educador conseguirá fazer brotar, até mesmo no mais resistente dos aprendizes, a vontade de ler, o encanto com a leitura, que constitui a base para formação do hábito.

Luciana G. Rugani - texto que escrevi para a antologia "Ler para Educar - literatura infantil", da Editora Comunicação.