Pular para o conteúdo principal

SINAIS DA NATUREZA EM TEMPOS DE QUARENTENA

É sempre conveniente que tenhamos uma visão mais ampla e reflexiva sobre tudo que nos acontece. Em um fato preocupante e, aparentemente, só negativo, há pontos positivos que funcionam como um alerta do que precisa ser mudado.

Neste tempo de quarentena, vale a pena observarmos mais a natureza. Nas grandes cidades, basta olharmos pela janela de algum grande edifício para percebermos que aquela névoa de poluição que víamos diariamente no horizonte desapareceu. Até mesmo à noite, ao olharmos para o céu, percebemos uma nitidez a mais na visão. Isso também em relação aos sons da natureza. O silêncio de uma cidade em quarentena nos faz ouvir outros sons que jamais ouviríamos se assim não fosse, pois o som se propaga ainda melhor em atmosfera menos densa.

Em relação às praias, não podemos frequentá-las, mas isso não impede que as observemos através dos drones, tecnologia que tem muito a contribuir positivamente. E que maravilha percebermos que a natureza está "respirando", se recuperando aos poucos neste tempo de "descanso" da presença humana massiva! E, sejamos verdadeiros, considerando o modo como o ser humano vinha lidando com a natureza, lançando sem dó bitucas de cigarro na areia e dentro do mar, deixando seu lixo nas praias, contribuindo para a formação do "oceano de plástico" que tanto tem matado animais marinhos, podemos dizer que esta pausa, em sentido ambiental, é um ponto positivo a ser analisado. 

Que possamos ter a  percepção mais apurada e a sensibilidade de perceber os sinais da natureza nos mostrando que precisamos repensar nossas atitudes enquanto membros deste conjunto maior que é o planeta. Não somos ilhas. Nossas ações refletem no coletivo, no ambiente que nos envolve, e voltarão para nós como efeitos do que produzimos. Isso é fato, é lei da natureza. Então, espero que a grande maioria das pessoas e também líderes de coletividades possam despertar para essa questão, possam observar mais o ambiente que os envolve e analisar o que devemos mudar em nosso proceder daqui pra frente, quando a vida voltar ao "normal". Que hábitos nossos, em nosso dia a dia, precisam ser mudados, que diretrizes precisamos adotar em nossas ações coletivas, qual o foco devemos priorizar para que a vida na Terra não chegue novamente em seu limite crítico.

Abaixo seguem vídeos e fotos de três das belíssimas praias de Cabo Frio, nesta quarentena. Praia das Conchas, Praia do Peró e a Praia do Forte. Cliquem para ver e percebam, em toda plenitude, a beleza e vida que há em nossa natureza apelando para que nos conscientizemos e deixemos de seguir tão limitados aos nossos interesses do cotidiano. Que possamos mudar nossos hábitos em relação à natureza, ela é essencial para a manutenção de nossas vidas.

Fotos e vídeos: Jhony Bianch.
Texto: Luciana G. Rugani













Comentários

  1. Ambiente lindo,e por falar em ambiente lindo,cadê aquela florestinha linda da ilha do japonês que sumiu no do nada,cortaram todas as árvores pra qual finalidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J