Pular para o conteúdo principal

UMA PEQUENA VIAGEM PELA HISTÓRIA POLÍTICA DE CABO FRIO

A política, assim como a vida, é dinâmica em sua essência. A vida política do ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, ao dar uma virada de 180° para o polo oposto ao de sua origem, é uma pequena mostra dessa dinâmica da política.
A história política de Alair teve início sob inspiração do trabalho de seu pai, Manoel Corrêa, sindicalista e esquerdista, em tempos de ditadura militar. 
Houve um episódio curioso, o qual relatarei aqui de maneira bem resumida: em 1974, Alair atuou pessoalmente em defesa de alguns trabalhadores rurais, protegendo-os daqueles que queriam tomar-lhes o chão onde viviam. Ele foi, pessoalmente, à fazenda onde trabalhadores tiveram sua plantação destruída e estavam à um triz de ter também a casa incendiada. Enfrentou os fazendeiros e seus jagunços, e estes acabaram não promovendo contra ele seus atos de violência tão comuns naquela época, pois o reconheciam como uma liderança em defesa dos trabalhadores. Alair era conhecido como um político que lutava contra as oligarquias de poder, tendo sido, inclusive, monitorado e investigado pelo governo militar em 1975, quando o classificaram como uma liderança que gozava de muito prestígio entre as pessoas humildes e que pregava contra a revolução. Foi classificado como um líder popular que representava perigo ao governo opressor da época. 
Alair Corrêa foi líder sindical e guiou sua trajetória seguindo os rumos do pai, Manoel Corrêa, cuja luta também fez história em contraposição ao sufocante e escravizante poderio econômico sobre os trabalhadores na época, defendendo seus direitos consciente da necessidade de leis regulamentadoras para tornar equânime os pesos na balança nas relações patrão/empregado.
Muitos outros episódios ilustram essa história que foi a base que fez crescer o Alair Corrêa mais à esquerda na política, com atitudes em que buscava demonstrar ter sentimento de justiça e abominar o autoritarismo e os governos opressores, sejam em função de força militar ou em função de abuso de poder econômico. Essa história que o fez ascender na vida pública e tornar-se um nome aclamado como grande líder, até mesmo fora do seu estado. Foi o alicerce, a base sustentadora do período de maior êxito de sua carreira política.
Mas, como eu disse no início, a política é dinâmica. Após a queda do regime militar e o advento da democracia em nosso país, tivemos presidentes progressistas, porém, em 2018, a extrema direita ganha as eleições presidenciais no país. E, infelizmente, crescem, nos estados, os representantes da direita neoliberal, financiada pelas mesmas oligarquias de poder tão antes combatidas por Alair Corrêa, em sua história passada. Em Cabo Frio, toma força a candidatura da extrema direita, e hoje, às vésperas da eleição municipal, temos Alair apoiando a candidatura da extrema direita. O ex-prefeito rendeu-se ao extremo oposto do lado que lhe fez crescer politicamente, encerrando, assim, sua carreira política, deixando de ser um nome ativo politicamente para passar a ser um cabo eleitoral da extrema direita.
A política muda, os políticos mudam... 
Abaixo seguem documentos que comprovam o monitoramento dos militares, em 1975, sobre a vida política de Alair:



Fonte dos documentos: blog História, Música e Sociedade

Por Alair Corrêa - Vivi nos anos 40 dentro dessa fábrica ! As moças da Cidade trabalhavam nela preparando as latinhas com Sardinha, que após embaladas eram levadas para os Navios EVA, AVANTE, LEAO etc, e transportadas para outros Estados !  A fábrica de sardinhas Tamborine era instalada no local onde está o prédio Rômulo Mello e toda área em volta ! As águas utilizadas no tratamento e o lavagem do pescado era jogado na lateral em uma grande vala, começava onde hoje está a rodoviária até a Lagoa. passando ao lado da casa de Toninho Moscoso próximo a figueira a beira da Lagoa na Rua Alice Torres ! Essa vala foi manilhada 60 anos depois, em 1984. A fábrica de Sardinha Tamborine funcionou no centro de CF ate a década de 50, por causa do forte cheiro que já atrapalhava o turismo que começava, foi levada para a beira da Lagoa, onde hoje está o Clube do Canal, depois tirada do PORTINHO foi instalada como fábrica Coral no outro lado da Lagoa ! ( sem correção)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J