SOCIEDADE DOENTE

Considerando os últimos acontecimentos, são muitos os apontamentos que nos levam à reflexão. A recente tentativa de golpe à democracia, pela qual passou nosso país, causou-nos repulsa. Lembro bem dos grandes juristas que nos trouxeram a devida compreensão do funcionamento do Estado Democrático de Direito, com seus poderes constituídos, e o quanto aderir a um sistema democrático significa, em termos de evolução, para uma sociedade.
Quando vejo na atualidade ainda existir um número representativo de brasileiros e brasileiras que, cegamente, defendem a todo custo um ex-presidente autoritário e fascista, que usou e abusou da administração pública para fins pessoais, corrupto, que não aceita deixar o poder, que está aliado a tudo de pior e criminoso que existe, até mesmo internacionalmente, percebo que nossa sociedade ainda engatinha em sua evolução e que a democracia, apesar de ter saído vitoriosa, e até mesmo mais forte, para essas pessoas representaria um regime de maior nível, ao qual elas, tais quais crianças, não conseguem compreender.
Essas pessoas têm vivido em uma realidade paralela e, dentro dessa realidade, tudo vale para reforçar aquilo em que elas acreditam, até mesmo divulgar mentiras. Imitam a agressividade de seu líder extremista, são incapazes de entabular um diálogo inteligente e com bom senso. Isso porque agarram-se tanto ao seu mundo de mentiras, que qualquer tentativa de esclarecê-las soa como ataque inimigo. Perderam-se de si mesmas! Outras apenas se calam, como se os fatos atuais fossem assuntos proibidos, porque não têm coragem de admitir seus equívocos ou porque preferem fazer de conta que não está acontecendo nada, na mera ilusão de que, ao agirem assim, não serão atingidas pelos efeitos que aí estão.
A destruição de nosso patrimônio por aqueles terroristas em Brasília nos mostra, mais uma vez, como  essas pessoas estão dispostas a tudo para que a realidade seja exatamente da maneira que elas acreditam. Querem vencer com base na força, na violência, na agressividade. Vivem o ápice da incoerência ao se tacharem de patriotas, enquanto destroem nosso patrimônio e nossa democracia, ao clamarem por um regime ditatorial. Vivem a loucura da deturpação religiosa, pregando uma crença que foge totalmente da mensagem de Amor que o evangelho cristão veio pregar. Preferem agarrar-se ao velho testamento, sem analisá-lo levando em conta as mazelas sociais arcaicas da época. Usam justificativas vazias, destorcem fatos, tudo em nome de seu deus de ódio e rancor. Quando essa parte da sociedade irá acordar? Quando essas "crianças mimadas", incapazes de aceitar a perda de seu brinquedo de estimação, irão crescer, parar de culpar a tudo e a todos por seus próprios equívocos, e adquirir a consciência de que o poder e os recursos públicos não lhes pertencem? E quantos outros são manipulados, submetidos, usados enquanto úteis, que, ao verem-se incapazes de se destacarem por seus próprios meios em uma atividade útil, enxergam nessa submissão a oportunidade de se sentirem melhores, maiores e passam a atacar, com toda agressividade, aos seus antigos companheiros de jornada?
A sociedade está doente. Em meio a isso tudo, só me resta ter gratidão pela possibilidade que me foi dada de perceber toda essa demência social e de ter a coragem e liberdade essenciais para ser eu mesma e optar por aqueles que quero ou não ao meu lado, optar por afastar-me, respeitosa e educadamente, daquilo e daqueles que não mais agregam paz, alegria, amor e amizade à minha vida, daqueles cuja imunização cognitiva impede que qualquer relação seja saudável e construtiva.