Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 22, 2012

PLANO DIRETOR

O texto abaixo é mais um já publicado mas que ainda não estava neste blog. Como eu disse no post anterior, neste ano eleitoral, vale a pena ler, além dos assuntos de alianças e acordos políticos, também textos que nos levem a refletir sobre questões da administração de uma cidade para, assim, buscarmos junto aos candidatos discussão e debates em cima de propostas concretas.
PLANO DIRETOR
Tudo que vai crescendo em complexidade, exige maior planejamento. Temos, por exemplo, um pequeno comércio. A partir do momento que este comércio começa a atrair mais fregueses e a vender mais, surge a necessidade de planejar reposição mais freqüente de estoque, contratar mais vendedores, ampliação do negócio. E para isso, será preciso fazer um estudo da situação atual e do ritmo do negócio para que seja possível definir as prioridades e planejar as medidas a serem tomadas.
O mesmo ocorre com as cidades. Nascem, vão crescendo, atraindo indústrias e novos moradores. O espaço urbano, o território da cid…

RISCO DE FAVELIZAÇÃO

Hoje estou adicionando neste blog dois textos já publicados em outro site, no ano passado, mas que ainda não estavam arquivados aqui. Trata-se do texto abaixo e do outro intitulado "Plano Diretor", publicado a seguir. 
Ainda que o que esteja dando ibope agora, ano eleitoral, sejam os acordos e as alianças, além dos boatos e ofensas lançados por parte daqueles que estão no poder há anos sem nada realizar, ainda assim é importante que a população mude um pouco o foco e busque se conscientizar sobre diversos assuntos envolvidos na administração da cidade, para que possa buscar, junto aos candidatos, o debate e discussões de propostas concretas. Por isso resolvi adicionar estes dois textos que, apesar de antigos (foram escritos em setembro do ano passado), continuam bem atuais.
RISCO DE FAVELIZAÇÃO
As cidades existem desde o início dos tempos. Formaram-se através das conquistas territoriais, do surgimento das trocas comerciais, de novos mercados e da industrialização.
A industrializ…