Pular para o conteúdo principal

DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO: UMA BREVE REFLEXÃO

Hoje é o Dia Mundial da Religião, criado com o fim de promover mais união entre as diversas religiões existentes.

A origem da palavra "religião" (derivada do latim religare = ação de religar) é a ideia de religação com o Divino, com o Amor Universal, religar com o Criador. Partindo dessa ideia, podemos dizer que a verdadeira religião é aquela que busca maior aproximação com a Perfeição, com as Leis Imutáveis de funcionamento em todo o Universo, com o Amor Universal, portanto com a União e inter-relação entre todos os componentes do Universo.

Acontece que no processo de evolução dos seres humanos, estes acabaram se afastando de sua essência Divina, de forma que esta ficou guardada lá no fundo do ser, bloqueada pela predominância dos instintos. O homem, ao evoluir, passou pela fase onde prevalecia os instintos, fase esta necessária à sua sobrevivência na época. Passou, mas manteve com ele fortes resquícios dessa fase, manifestados na luta por território, por poder, por posses, e daí vêm os ciúmes, as brigas, o ódio, a cobiça, etc. Ou seja, as necessidades e os objetos se sofisticaram, mas os sentimentos com base no velho instinto prevaleceram. Mas nesse processo, o ser humano como que sentia a presença dessa essência Divina no íntimo do seu ser, aquela necessidade de ligar-se ao sobrenatural, aquela convicção íntima de que o refrigério de todas suas lutas estava ali, presente, bastando, para acessá-Lo, a disposição de buscá-Lo de alguma maneira, em algum lugar. Daí, de acordo com cada meio cultural em que viviam, vão surgindo as diversas religiões como sendo os caminhos escolhidos até o reino de paz, onde conseguiriam por fim refazer-se de todas suas lutas e quedas.

Existem pessoas  que crêem na presença universal de Deus e que realizam essa busca pelo Divino mesmo sem seguirem uma religião específica. Neste caso, há que ter ainda maior amadurecimento e estrutura emocional para não se desviar do caminho que leva ao Criador, que é o da predominância do Amor e da Razão ao invés dos intintos bárbaros, da sublimação dos sentimentos e aprimoramento do ser. Há que se ter bastante discernimento e percepção apurada para perceber as armadilhas que podem causar o desvio do caminho. Para a maioria de nós, a religião é um instrumento dessa ligação com Deus, é uma ferramenta para o exercício dessa fé no Poder Divino que existe em nós e em todo o Universo. Mesmo seguindo alguma religião, os cuidados que citei são essenciais, a vigilância tem que ser constante, mas o estar inserido em uma vivência religiosa nos serve como um alerta facilitando que nos lembremos de manter a atenção e cuidado com nosso caminhar e a cuidar do nosso proceder.

A religião, portanto, é algo de caráter íntimo, que visa a melhoria interior e a ligação com Deus, destinando-se totalmente ao aprimoramento interior através da relação com nosso próximo. Não deve ser instrumento de divulgação de imagem pessoal, de obtenção de facilidades e benefícios pessoais, propagador de vaidades ou de domínio e controle do outro. Se assim for, não se trata de uma verdadeira religião, e sim de uso de algo sagrado como meio de perpetuar a luta de uns contra os outros aumentando ainda mais o distanciamento da essência Divina que há em nós.

Ter Deus no coração é ter a consciência de estar subordinado às suas Leis Imutáveis, de saber que deve agir com o próximo da mesma forma que deseja que ajam consigo, é praticar o Amor, a Fraternidade, a União, o Respeito e a Solidariedade com todos, sem discriminação ou favoritismos.

Para concluir, quero aproveitar esse dia para dizer algo que mais me toca na questão das religiões e que é propagado pelos mais sábios e mestres que vivem e viveram entre nós: eles sabem que a verdadeira religião é a religião do Amor. Que a melhor religião para alguém é aquela que melhor o ajuda no seu aprimoramento enquanto ser humano, auxiliando-o a ter um melhor proceder aqui na Terra e auxiliando-o na sua evolução e transformação para ser melhor a cada dia. Que este dia sirva como lembrete de reflexão em nome da união e respeito entre as diversas religiões.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Após feita a leitura do conceito religião, chego a triste conclusão de que o ser humano ainda não entendeu o significado de religião, pos o que se vê é realmente o inverso da palavra religião, ou seja, atualmente usam a região como meio de promoção, cobiça e o pior, de discriminação, independente do segmento religioso, todos são filhos de Deus.
    lcs.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto !!! Essa é a linguagem do espírito, a mais difícil e a mais bela, a do amor e tolerância ! Beijão !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019