Pular para o conteúdo principal

EMBAIXADORES DA ALEGRIA: CARNAVAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO

Estamos na semana que antecede o carnaval, por isso hoje eu gostaria de aproveitar para falar um pouco pra vocês sobre um lindo trabalho realizado com deficientes na cidade do Rio de Janeiro, e que tem o carnaval como instrumento. 

Trata-se da "Embaixadores da Alegria", uma organização social, fundada em 2006, que visa promover a inclusão social e emocional dos deficientes através do carnaval. O inglês Paul Davies (hoje presidente de honra da escola), amante do samba e da cultura carioca, teve uma grave crise na coluna que o impossibilitou de desfilar. A partir deste seu sofrimento momentâneo, colocou-se no lugar daqueles que perpetuamente se encontravam impossibilitados de curtir o carnaval e surgiu a ideia de fazer uma escola de samba para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Uniu-se, então, ao empreendedorismo de Caio Leitão (atual presidente da escola) e estava pronta a fórmula de sucesso de um maravilhoso trabalho social.

A "Embaixadores" é uma escola de samba composta por deficientes e que todos os anos abre o desfile das campeãs no carnaval do Rio. Mas seu trabalho adquiriu maior amplitude, indo muito mais além das atribuições de uma escola de samba. Suas ações se dão em duas frentes: cultural e social.

No âmbito cultural, através da escola de samba e das oficinas profissionalizantes de carnaval, com atividades teóricas e práticas relacionadas ao assunto, há a preocupação de capacitar seus alunos e abrir-lhes possibilidades de emprego. Há também a promoção de eventos e encontros variados durante o ano, inclusive eventos internacionais. No âmbito social, busca-se a inclusão emocional e social dos alunos, inclusive com um núcleo de atendimento especializado para seus amigos e familiares. São prestados também serviços de acompanhamento psicológico, consultoria jurídica e palestras motivacionais aos participantes do projeto.


Neste ano, o enredo da escola será "Mãe da Alegria", em homenagem a todas as mães, especiais ou não. A imagem ao lado é a foto da camisa que será usada no desfile, e nela encontramos pequenas fotos de todas as mães participantes. Entre elas, encontra-se a foliona Elizabeth Marge, animadíssima e incansável batalhadora pela causa da acessibilidade na capital. Beth, a carioca mais cabo-friense que conheço, e, assim como eu, uma cabo-friense de coração, também contribuiu bastante para que, anos atrás, a ideia da acessibilidade germinasse e ganhasse força na cidade de Cabo Frio, no interior do estado do Rio. Hoje o assunto faz parte da agenda de políticas públicas da cidade. 

Vale assistir ao vídeo abaixo para conhecer um pouco mais sobre este maravilhoso trabalho de cidadania que busca, antes de tudo, promover a alegria e a autoestima dos deficientes. É, sem dúvida nenhuma, uma ideia que merece ser  bastante divulgada e que seria muito interessante se dela fossem geradas iniciativas semelhantes por este Brasil afora.

Luciana G. Rugani
 

http://www.youtube.com/watch?v=GN2Nsl6I52U
Caio Leitão (presidente) e Paul Davies (presidente de honra)

Isabel Kuster, Elizabeth Marge e Juliana Marge

Camila Rodrigues, responsável pelas coreografias 

Comentários

  1. Excelente matéria onde se vê claramente que o importante é ter atitude e não esperar acontecer. Tenho uma grande admiração pela minha amiga Elizabeth Marge, militante incansável na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Embaixadores da Alegria faz jus ao nome, é uma alegria só e muito contagiante, impossível não se envolver e entrar no clima. Cabo Frio está de parabéns por ter se tornado em grande parte dono do seu coração. Parabéns a todos que estão engajados nestes projetos de luta e superação.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo trabalho esse realizado pelo projeto Embaixadores da Alegria ! Parabéns aos idealizadores Paul Davies e Caio Leitão , desejo a vocês muuuito mais sucesso pela realização desse maravilhoso trabalho social; e, Luciana Rugani pela matéria muito bem colocada, divulgando e incentivando que atitudes assim possam se propagar por outros lugares levando alegria e incentivo aos portadores de necessidades especiais e também realizando a inclusão social dessas pessoas.
    Quanto a Srta. Elizabeth Marge ... não me canso de elogiar e aplaudir sua alegria de Viver, entusiasmo e incansável luta pela causa que diz respeito a acessibilidade e muitas outras nas quais ela se dedica de corpo e alma ... gde legado esse que ela vem tecendo e transmitindo p/ sua belíssima filha Juliana Marge.
    Encantador tbém o enredo da escola "Mãe da Alegria" nessa homenagem a todas as mães, especiais ou não, e o layout da camiseta é simplesmente maravilhoso!
    Embaixadores da Alegria ... brilhem muito na avenida, divirtam-se, e acima de tudo espalhem p/ todos os cantos suas histórias de Vida, autoestima e superação!!! Parabéns a todos pelo eficiente e maravilhoso trabalho de cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia! Fiquei muito feliz pela oportunidade de divulgar um trabalho tão maravilhoso como este. E a ideia é mesmo esta: espalhar a semente da cidadania para que outros lugares também possam se inspirar nestas ideias e fazerem a diferença levando mais alegria e oportunidades para outras pessoas. Um grande abraço pra você,e mais uma vez muito obrigada por sua participação aqui.

      Excluir
  3. Parabens Camila Rodrigues pelo belissimo trabalho está linda. Vai a dica se dirigir não beba se beber mi chama divirta-se bastante aproveita os bons momentos que a vida nos dá então curta ,curta curta bastante................... beijos Gicélia amiga de Elizabeth Marge.<3 :* <3 :* <3 :* <3 :* !!!!
    viva a vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Estou emocionado de ver esse video, e saber que tem ainda pessoas com o coração tão grande capazes de tornar realidade sonhos. Parabéns a vocês Paul Davies e Caio Leitão, pela iniciativa grandiosa, pelo respeito com o ser humano. Venho aqui deixar meus sinceros agradecimentos a todos que participam desse projeto maravilhoso.
    Como foi bom entrar na internet hoje, e me deparar com essa materia inteligentissima dessa pessoa, que me reporto a ela como uma grande mulher, uma excelente profissional, e um ser humano incrivel que é Luciana Rugani.
    Quando for ao rio em junho quero ter a oportunidade de conhecer esse projeto; quero saber como entro em contato, e o endereço, para que possa ter a oportunidade de conhece-los.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo, por suas palavras que tanto me alegraram. Mas fiquei sem saber quem você é, você postou sem mencionar seu nome, e eu gostaria muito de saber quem é você. Um grande abraço e mais uma vez obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019