Pular para o conteúdo principal

RECOMENDAÇÃO DE FILME: "FORREST GUMP"



Há muito tempo havia assistido a este filme, e hoje resolvi assistir novamente. E que coisa mais gostosa, tantos sentimentos diversos vividos em profundidade durante os minutos do filme. Forrest Gump é assim, nos faz viver uma diversidade de emoções enquanto assistimos ao correr da vida do personagem Forrest. 

Um filme que é como a vida, composto de várias fases, de vários momentos, de alegria,  emoção, tristeza, esperança, dor, amor. 

Forrest, sem deixar de ser como é, sem deixar de amar e sem abandonar os valores recebidos de sua mãe, passa por situações do acaso, ou do destino, que acabam por levá-lo ao renome e reconhecimento nacional. Vive também situações dolorosas, humilhações, preconceito. Mas não os introjeta, não os transforma em mágoa, pois segue firme acreditando no que sua mãe lhe disse: "lembre-se: você não é diferente de ninguém". 

Cumpridor de suas promessas, não deixa de realizar o sonho de seu amigo Bubba, morto na guerra do Vietnã. Compra um barco para pescar camarão e, mais uma vez por manobra do acaso, ele torna-se um grande produtor de camarão. Fica rico, mas, como dizia sua mãe, "não é preciso muito para viver", então ele segue sua vida da mesma forma que antes, sem se apegar ou se perturbar com a questão financeira.

Em todas as situações que vive, mesmo as mais dolorosas e em lugar distante, não deixa de pensar na sua amiga Jenny, o amor de sua vida, provando que é possível manter vivo os sentimentos verdadeiros e puros, mesmo perante as mais terríveis tribulações.

E, como a pena que flutua no início do filme e continua fluruando no final, sem rumo certo ou, quem sabe, com um rumo pré-definido, assim segue a vida de Forrest. Ele chega a indagar a sua mãe "qual é meu destino?" Mas ela lhe responde: "você terá que descobrir por si mesmo". E Forrest segue entre a convicção de sua mãe, de que a vida das pessoas flutuam pelo ar ao sabor da brisa, e a de seu amigo Tenente Dan, de que todos temos um destino.

Os amigos de Forrest tinham seus sonhos a realizar, como razões para suas vidas. Mas a vida acaba fazendo com que seus sonhos fiquem pelo caminho e eles, entre as alternativas de desistir de vez pondo fim em tudo ou dar a volta por cima e prosseguir, optam pela segunda alternativa, aceitando a realidade a eles destinada e descobrindo novas maneiras de seguir adiante. Entretanto, Forrest segue literalmente correndo pela vida, corre até o final de uma rua, vira-se e volta correndo até o começo, e assim faz várias vezes no mesmo trecho, passando a mensagem de que é preciso seguir sempre, ainda que surjam impeditivos, vire, tome outro rumo, mas siga em frente.

Ele atinge o sucesso tão almejado por tantos, mas de uma forma natural, ao sabor do vento, sem ter isso como motivação. O único sonho que Forrest tinha era o de se casar com Jenny. Acabou realizando este seu sonho, ainda que por curto período, mas sem pressionar os acontecimentos, sempre seguindo o movimento do vento, como a pena que flutua no ar.

Um filme maravilhoso, que nos possibilita profundas reflexões em torno de vários temas a partir da vida dos personagens.

E fica aqui a indagação maior proposta pelo filme: será que temos nossos destinos pré-determinados ou seguimos a vida como a pena que flutua no vento? Ou quem sabe temos em nós algo pré-destinado a dar certo, traduzido em nossas preferências e dons, que, por uma razão ou outra, acabamos por descobri-los nas oportunidades que nos surgem de exercê-los, e assim tudo passa a fluir naturalmente e com sucesso? Ou seja, se estamos afinizados com nossa essência, com nosso ser íntimo e real, puro, sem os bloqueios causados pelas ilusões e traumas de nossa existência, tudo flui naturalmente como deve ser, ao passo que, se estamos perdidos de nós mesmos, de quem realmente somos, tentamos tentamos e as coisas parecem não sair do lugar?

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J