segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CABO FRIO: BAIRRO DA PASSAGEM




"O bairro centenário da Passagem é um raro espaço forrado de pedrinhas portuguesas e paralelepípedos, onde entre árvores e vias antigas e estreitas, encontramos a atmosfera de paz e tranquilidade vivida pelos antepassados cabo-frienses".
"Largo de São Benedito, hoje rodeado por casarões antigos, barzinhos e restaurantes acolhedores como este, incorporam harmoniosamente a atmosfera bucólica do bairro da Passagem, Cabo Frio - RJ". 
"Hoje o bairro Passagem é referência arquitetônica da cidade, uma vez que seu casario é formado por várias construções da época da colonização. Modernizadas pela pintura em tons de azul, verde, vermelho e amarelo, essas edificações ajudam a contar a história de Cabo Frio, RJ" .

"Em Cabo Frio, a história sobre esta casa no bairro da Passagem inicia-se em 1958. A família real Orleans e Bragança adquire o terreno, realiza a construção do belo casarão colonial, com dez suítes. Já concluída a obra, a família é informada que não era permitido construir na área um imóvel em toda sua dimensão, uma vez que parte do terreno já constituía uma antiga servidão que era utilizada pelos pescadores locais. Constatado o equívoco, desapropriou-se parte do imóvel e construiu-se este arco, conhecido como "Beco do Príncipe". Os herdeiros da família real desfrutaram dos verões em Cabo Frio até meados dos anos 60. Na mesma década, o casarão foi vendido para a família do ex-senador Magalhães Pinto, proprietários atuais do imóvel". 

Rua Manoel Antônio Ribeiro
Igreja de São Benedito

* todas as fotos diurnas e informações extraídas da página do facebook de Achilles Pagalidis https://www.facebook.com/achilles.pagalidis?fref=ts

Estas fotos noturnas foram tiradas por mim. É a Praça de São Benedito, à noite. Um lugar aconchegante, com restaurantes de primeira linha. É como uma cidade dentro de outra cidade:

Luciana G. Rugani

Um comentário:

  1. Belíssimo trabalho Luciana você reuniu num único lugar as belezas e a história do bairro durante o dia e a noite, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...