Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO: BAIRRO DA PASSAGEM



"O bairro centenário da Passagem é um raro espaço forrado de pedrinhas portuguesas e paralelepípedos, onde entre árvores e vias antigas e estreitas, encontramos a atmosfera de paz e tranquilidade vivida pelos antepassados cabo-frienses".
"Largo de São Benedito, hoje rodeado por casarões antigos, barzinhos e restaurantes acolhedores como este, incorporam harmoniosamente a atmosfera bucólica do bairro da Passagem, Cabo Frio - RJ". 
"Hoje o bairro Passagem é referência arquitetônica da cidade, uma vez que seu casario é formado por várias construções da época da colonização. Modernizadas pela pintura em tons de azul, verde, vermelho e amarelo, essas edificações ajudam a contar a história de Cabo Frio, RJ" .
"Em Cabo Frio, a história sobre esta casa no bairro da Passagem inicia-se em 1958. A família real Orleans e Bragança adquire o terreno, realiza a construção do belo casarão colonial, com dez suítes. Já concluída a obra, a família é informada que não era permitido construir na área um imóvel em toda sua dimensão, uma vez que parte do terreno já constituía uma antiga servidão que era utilizada pelos pescadores locais. Constatado o equívoco, desapropriou-se parte do imóvel e construiu-se este arco, conhecido como "Beco do Príncipe". Os herdeiros da família real desfrutaram dos verões em Cabo Frio até meados dos anos 60. Na mesma década, o casarão foi vendido para a família do ex-senador Magalhães Pinto, proprietários atuais do imóvel". 
Rua Manoel Antônio Ribeiro
Igreja de São Benedito

* todas as fotos diurnas e informações extraídas da página do facebook de Achilles Pagalidis https://www.facebook.com/achilles.pagalidis?fref=ts

Estas fotos noturnas foram tiradas por mim. É a praça de São Benedito, à noite. Um lugar aconchegante, com restaurantes de primeira linha. É como uma cidade dentro de outra cidade:
Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Belíssimo trabalho Luciana você reuniu num único lugar as belezas e a história do bairro durante o dia e a noite, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. um recanto histórico, conservado e de rara beleza. Que o próprio povo proteja este recanto, um dos poucos mantidos como a mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  3. Qual o endereço das fotos para eu colocar no gps, o Google Maps, por exemplo não encontra o beco do príncipe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, você pode jogar Rua Furtado, ou Travessa 1° de Maio que vai dar neste local

      Excluir
  4. Boa tarde. Excelente!! Tem pousadas perto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22