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Mostrando postagens de Fevereiro 1, 2013

CABO FRIO: PIONEIRA NO PAÍS NA CRIAÇÃO DE COMUNIDADE PARA TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS A FUNCIONAR COM RECURSOS PRÓPRIOS

Todos os dias, no meu caminho para o trabalho, passo por uma avenida em cuja margem, já chegando na região central da cidade, encontra-se parte de nossa terrível cracolândia. Já de manhã bem cedinho e aquelas pessoas ali, perdidas de si mesmas, entregues totalmente ao poderio da droga, à margem da vida.
Hoje observei e fiquei refletindo: como pode um poder público, uma prefeitura, permitir esse tipo de coisa dentro de seu município? Há tantos anos que vivemos esta situação em Belo Horizonte, reportagens e mais reportagens na TV, nos jornais, e nenhuma atitude por parte do Poder Público. Daí lembrei da matéria abaixo, e resolvi publicá-la aqui neste blog como divulgação para que, quem sabe, outras cidades possam se sensibilizar com a ideia e investir em projeto semelhante. 
A cidade de Cabo Frio certamente será a primeira cidade no país a ter uma Comunidade Terapêutica para tratamento de dependentes químicos com recursos próprios! Parabéns! Com certeza será um primeiro pas…

INFORMATIZAÇÃO DA MARCAÇÃO DE CONSULTAS

Por Luciana G. Rugani - Quando ouço as histórias de pessoas que precisam sair de casa de madrugada para pegar lugar no início das filas gigantes de marcação de consulta no SUS, penso em como que, para algumas coisas, a modernidade caminha devagar...  Hoje em dia, com tantos recursos tecnológicos que existem na área da informática, não tem mais cabimento acontecer esse tipo de coisa.  Reflito na questão, e penso que, principalmente nas grandes cidades, há recursos financeiros e humanos mais que suficientes para serem utilizados no desenvolvimento de sistemas eficientes de informatização de forma a organizar o setor e acabar com esse sofrimento na marcação de consultas. Mas, quanto maior a máquina administrativa de uma cidade, mais vai aumentando o distanciamento entre o local de atendimento e o centro das decisões, com isso a sensibilização para as necessidades do atendimento vai diminuindo. A situação pela qual passa o povo no dia-a-dia, as reclamações, tudo isso demora mais a ser &qu…