sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BELO HORIZONTE (MG) COMEMORA 117 ANOS

Foto: Jornal O TEMPO

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, comemora hoje seus 117 anos. E com uma boa notícia: a cidade oficializou a candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha para ser reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O resultado está previsto para sair em meados de 2016. Caso vença, a capital será a quarta cidade mineira a ter o reconhecimento mundial, atrás de Ouro Preto, Diamantina e Congonhas.

Para homenageá-la, destacamos abaixo alguns principais dados para que todos possam conhecer um pouco mais sobre essa metrópole:

População: BH tem hoje 2.479.175 moradores.
Por dia, a cidade consome 650 milhões de litros d'água, o suficiente para encher 260 piscinas olímpicas. Belo Horizonte tem 700 km de córregos. A maioria deles está canalizada, escondida sob as ruas da cidade.
Parques de lazer e conservação são 77. 
Nos ares de BH voam 150 espécies de aves. O número varia dependendo da época do ano, já que muitas delas são migratórias. O melhor local para observação é a Pampulha, e durante o verão. 
Por dia são recolhidos 1.800 toneladas de lixo na capital, o que daria para preencher 36 carretas bitrem.
Os garis varrem, por ano, 700 mil km de vias. A distância seria suficiente para dar 18 voltas e meia em torno da Terra. 487 bairros existem na cidade.
Na capital há 18.613 bares e restaurantes, o que dá um estabelecimento para cada 133 moradores. Por ano, os belorizontinos consomem 153 milhões de litros de cerveja, o que dá 255 mil garrafas de 600 ml.
São mais de 4.645 km de vias espalhadas pela cidade. Se fossem colocadas em linha reta, seria suficiente para ir de Belo Horizonte até Boa Vista, em Roraima.
3.600 ônibus fazem o transporte coletivo em BH diariamente.
Futebol: nem só de Atlético, Cruzeiro e América. A capital tem pelo menos 250 times de futebol amador. Além do Mineirão e do Independência, BH conta com outros 75 campos de futebol.
Por ano, são realizados em média 15 mil casamentos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...