Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO CABOFRIENSE: CONTRADIÇÕES DO MUNDO ATUAL

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Abaixo da foto, segue o texto para mais fácil leitura:


Caros leitores,

Vivemos na era globalizada, mundo conectado, onde a internet chegou firme quebrando barreiras e eliminando fronteiras, com tantas ferramentas aptas a nos trazerem mais conhecimento sobre terras distantes. Pelo menos é isso que, à primeira vista, nos aparenta ser o mundo atual.
Mas a realidade é que vivemos cada vez mais em um mundo de divisões. Um verdadeiro paradoxo: mais interação, globalização, mais convivência com diferentes, e mais separação, mais desunião, mais preconceitos. Talvez os preconceitos e conceitos separatistas tenham sempre existido, ainda que de forma velada, abafada pela avalanche da integração social, econômica, cultural e política entre os povos, e hoje esta mesma integração esteja possibilitando que sejam expressos das mais variadas formas.

Temos, por exemplo, o "dia do orgulho gay", e, em contraposição, projeto tramitando aqui no Brasil sobre criação do"dia do orgulho hetero". Vemos igreja adquirindo face militar, transformando-se em exército para lutar contra seus inimigos de ideais; a religião sendo usada como instrumento de força e poder político no tão famigerado "Estado Islâmico"; vemos doenças psicológicas graves, como a depressão, atingindo número cada vez maior de pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o contingente populacional não consegue fazer vez à solidão que domina os corações, as pessoas estão carentes de relações verdadeiras, mesmo com tantos instrumentos de comunicação como telefone, celular, e-mails, redes sociais, etc.,etc.
Comemora-se o dia de um, dia de outro... será que algum dia veremos o "dia do ser humano", ou "dia da humanização das relações"? Quando veremos mais união ao invés de divisão e solidão?
Se há uma equipe, logo se formam divisões; se há um trabalho social sendo realizado, logo chegam aqueles para dividir forças, ao invés de somar; em uma mesma instituição vemos departamentos competindo entre si na busca de satisfação das vaidades. Até quando seremos vítimas de nossas próprias divisões, ao deixarmos o ego falar mais alto e comandar nossa essência naturalmente gregária? Sim, temos a divisão em nós mesmos, pois permitimos que a divisão nos comande, que nosso ego vaidoso domine nosso ser inteiro e nos torne cegos para a realidade de que o preconceito, o ciúme, a competição doentia, tudo isso é causa do que vemos hoje, desse mundo caótico em que vale quem tem mais, vale quem pode mais. E isso prejudica o todo, prejudica um bom trabalho que poderia ser realizado,prejudica a sociedade, e gera ainda mais divisão e revolta. Assume proporções gigantescas e produz efeitos que voltam e atingem os próprios semeadores da divisão, num círculo de ódio sem fim. Isso é saudável? É agradável? É uma forma inteligente de se viver em um mundo onde naturalmente é impossível sobreviver isoladamente?
Contraditório o ser humano!... Queixa-se do caos em que se transformou o mundo atual, mas é incapaz de enxergar que as raízes deste mesmo caos residem em seu próprio ser, no seu modo egoísta de pensar e agir e na sua ignorância ao fomentar brigas, guerras e competições visando fortalecer seu domínio. Antigamente podia até parecer ser este o caminho, mas hoje as coisas estão mais aceleradas, o resultado chega rápido e logo nos mostra o quanto essa forma de pensar é ilusória e prejudicial.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J