Pular para o conteúdo principal

PIMENTAS - POESIA DE RODRIGO POETA

por Luciana G. Rugani - A poesia parece nos levar para o imaginário, para os sonhos. Mas, ao contrário, ela nos transporta para o que existe de mais verdadeiro em nossas vidas, que é nosso Ser eterno, onde encontramos nossa essência, nosso sentir, que nos possibilita ampliar nosso olhar e perceber a variedade de cores e sabores das"pimentas" da vida ao nosso redor. 

Foi esse o insight que tive ao ler a poesia "Pimentas", de autoria do amigo Rodrigo Poeta.  Rodrigo é um notável escritor cabo-friense, professor, pesquisador, palestrante e amante da poesia. São imensas a honra e a alegria de ter no espaço "Poesia de Amigos", aqui do nosso blog, uma composição sua, a qual compartilho com os caros leitores:


Pimentas 


No entardecer do caos 
Vive o homem a esquecer
O que é saber viver
Entre as pimentas da vida. 

Esquece este ser
O valor das cores
Das pimentas da vida,
Que ardem em flor. 

Pássaros cantam...
O homem é bicho,
Que mata a si próprio 
E esquece das pimentas
Do tempero da vida. 

A brisa é suave,
Mas o bicho homem
Esquece o verdadeiro valor
Do seu Espírito Santo 
Em plena vida... 

...e as pimentas só 

São imagens de uma vida. 

Rodrigo Poeta -08-02-17.

Comentários

  1. Rodrigo é um "ser" iluminado, um amigo que adoro ter por "perto", mesmo distante. <3

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo convite Luciana. Luz sempre para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer tê-lo por aqui, Rodrigo! Suas poesias engrandecem e alegram este espaço que também é seu. Obrigada por sua presença!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "MAR DE PALAVRAS" E DO LIVRO "SURFANDO NAS LETRAS", DE ROBERTO AMORIM

Ontem, no Charitas, aconteceu o lançamento de meu livro "Mar de Palavras" e do livro "Surfando nas Letras", de Roberto Amorim. Com a presença de diversos amigos, escritores e poetas, a noite foi um show de poesia e alegria!Para mim foi uma emoção sem tamanho! Ao som do piano de Vania Meireles, amigos queridos declamaram nossas poesias e nos dirigiram palavras engrandecedoras. Foi uma noite mágica!  Para quem deseja adquirir um livro, basta procurar no site https://sebodolanati.com.br/ com o Fábio Lanati. O livro está a venda também nas seguintes lojas virtuais: Americanas, Submarino, Shoptime, Amazon, Estante Virtual, Portal dos Livreiros, Sebos OnLine, Megaleitores e no site Leu Vendeu. Abaixo segue um pequeno vídeo com algumas fotos oficiais do evento, um segundo vídeo com a filmagem completa do evento e algumas fotos: