Mostrando postagens de julho 13, 2017

DISCURSO DE MIRIAM DIENTSMANN STEIN NO SENADO EXPÕE VERDADES SOBRE NOSSO SISTEMA

por Luciana G. Rugani - A reforma trabalhista, aprovada ontem, representa o fim de um patrimônio de conquistas dos brasileiros. Todo mundo sabe que, na nossa realidade prática, o poder financeiro detém o comando das regras do jogo atropelando a ética, a justiça e a moral, e isso não é diferente nas relações trabalhistas. Tem sido assim ao longo dos tempos. Os direitos trabalhistas surgiram justamente para tentar contrapor um peso ao domínio econômico para que esse não se fizesse pleno, para que tivesse limites: o limite da lei. Uma tentativa de trazer um pouco de equilíbrio à relação empregador/empregado.  Mas ainda assim temos trabalho escravo no Brasil, vemos o exercício de manobras que acabam por burlar estes direitos, como acontece, por exemplo, com empregados terceirizados, que com frequência são contratados por firmas de fachada, até mesmo firmas fantasmas, que simulam falência de tempos em tempos fugindo da obrigação de arcar com o pagamento dos direitos. Agora, com ess