Pular para o conteúdo principal

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "MOÇA BONITA, CELEBRANDO A VIDA EM MEIO AO CÂNCER"

Ontem (3) aconteceu no Charitas a cerimônia de lançamento da exposição de fotos "Moça Bonita, Celebrando a Vida em meio ao Câncer". Parceria do projeto "Moça Bonita" com a ALACAF - Academia de Letras e Artes de Cabo Frio, a exposição contém fotos de mulheres vítimas de câncer celebrando a vida em meio ao tratamento. As fotos foram tiradas pela fotógrafa Manu Ribeiro e cada foto ganhou um poema escrito por um membro da ALACAF.

O Projeto Moça Bonita atende mulheres em todo território nacional, enviando perucas para vários lugares do país. Além disso, são gratuitamente emprestadas às Moças Bonitas toucas de gelo que evitam a queda capilar durante a quimioterapia. O Projeto também oferece o Tegun - um produto que auxilia no tratamento da radioterapia evitando que as moças se queimem, além da prótese de alpiste, auxílio com psicólogos e advogados que auxiliam as mulheres e apoio espiritual para quem deseja. E ainda, são realizados diversos eventos gratuitos, palestras e atividades voltadas para as mulheres vítimas de câncer.

A minha poesia foi para a moça bonita Maria Isaura, que tive o prazer e alegria de conhecer pessoalmente. Fiquei feliz porque fiz a poesia sem conhecê-la, guiando-me apenas pela foto que me foi enviada, e pude perceber que tudo o que eu disse na poesia sobre ela encaixou perfeitamente! Maria Isaura é uma simpatia de pessoa, linda, seu sorriso é suave, doce, revelando, como eu disse na poesia, sua "doce aura".

Foi um evento maravilhoso, muito emocionante! Cada poesia declamada foi uma mensagem de amor, força e alegria para as moças bonitas, porém penso que são elas quem nos fortalecem ao enfrentarem tão dura batalha com um sorriso maravilhoso no rosto, um otimismo e energia radiantes que nos envolvem e nos fazem refletir no quanto também podemos caminhar e seguir em frente com alegria, mesmo em meio a tantos problemas ou situações difíceis pelas quais possamos estar passando. Participar deste evento foi uma experiência muito gratificante que me deixou muito feliz e me fez sair de lá com outro ânimo e confiança na vida.

A exposição é aberta ao público e permanecerá do dia 04 ao dia 15 de julho das 09h às 21h.

Abaixo segue minha poesia e algumas fotos do evento.



Maria Isaura

Seu sorriso brinda o dia
Linda, radiante,
Exala alegria.
Corajosa,
Navega mares e oceanos
Enfrenta ventos e tempestades
Mas firme permanece.
O barquinho, sua vida
O combustível, Deus.
Confia no bem,
confia na vida,
agarra firme e segue,
navega,
vive!
Espalha sua luz, Moça Bonita
Seu barquinho tem amor,
tem carinho,
Maria Isaura,
doce aura

LUCIANA G. RUGANI, 3/7/19

 












Comentários

  1. Muito lindo seu poema me emocionei com ele, você conseguiu realmente ver a essência da moça bonita Maria Izaura. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o projeto. Tive câncer de mama , fazem 8 anos . Sei como é difícil passar por isso . Fiz a retirada da mama esquerda , não fiz a desconstrução ainda . Mais vivo bem e feliz . Confesso que talvez ainda não estou preparada para tal cirurgia plástica de reconstrução.Evito pensar. Mais ajudo com palavras quem está passando por essa grande e covarde doença. Fiquem com Deus , pois só com fé "nele" passamos com a certeza da Vitória. Abraço. Sou de Araruama.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o projeto. Tive câncer de mama , fazem 8 anos . Sei como é difícil passar por isso . Fiz a retirada da mama esquerda , não fiz a desconstrução ainda . Mais vivo bem e feliz . Confesso que talvez ainda não estou preparada para tal cirurgia plástica de reconstrução.Evito pensar. Mais ajudo com palavras quem está passando por essa grande e covarde doença. Fiquem com Deus , pois só com fé "nele" passamos com a certeza da Vitória. Abraço. Sou de Araruama.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J