Pular para o conteúdo principal

CRÔNICA: PALAVRAS


PALAVRAS 

As palavras são muito mais que meras junções de caracteres. Elas carregam em si o teor vibracional da mensagem que transportam, porém aquele que as recebe só sentirá seus efeitos se houver conexão com a vibração de seu conteúdo. 
Quantas vezes nos imbuímos de carinho e positividade para escrever uma mensagem para alguém e esse alguém se dispõe a ler com empatia, sentindo o que estamos sentido, e, assim, absorvendo aquela energia salutar, passando até mesmo a sentir-se mais animado e revigorado? Mas, por outro lado, quantas vezes fazemos o mesmo e o receptor, de mente acostumada a gestos e pensamentos mecânicos, quase robotizados, simplesmente as lê sem a menor empatia, como uma notícia desinteressante, sem a menor alteração do seu estado de ânimo, sem nada absorver daquele conteúdo repleto de otimismo e carinho? E sem falar daqueles que encontram uma forma educada de dizer (com palavras lindas e bem colocadas, porém vazias de conteúdo real) que, por estarem com tantas outras prioridades na vida, precisam de um tempo sem comunicação para se reorganizarem! (acreditem se quiserem, mas as respostas dos seres não empáticos possuem píncaros de sofisticação!). O contrário também acontece em relação a palavras negativas ou desagradáveis. Haverá pessoas que as absorverão e também haverá pessoas para as quais palavras serão apenas palavras, sem absorverem delas conteúdo algum. 
De qualquer maneira, independente de como reagirá o receptor, as palavras imbuídas de sentimentos carregam consigo a vibração destes sentimentos. Se forem transmitidas de forma pública, cada um reagirá segundo seu grau de empatia e sua forma de interpretá-las. Ao emiti-las, é como se o emissor colocasse nelas um pouco de si. 
Trazendo esse entendimento para nossos dias, considerando o momento difícil que vivemos, quando o individualismo, egoísmo, intolerância, tanta falta de empatia e até impaciência para cultivar verdadeiramente as amizades predominam na vida social, percebemos que as palavras podem muito nos ajudar! Através delas podemos transmutar a dor que há em nós e que deriva da percepção dessas mazelas sociais. Ao expressarmos nossas angústias pelas palavras, parece que o peso torna-se mais leve e a dor menos ferina. E, se substituirmos um pouco deste peso por sentimentos de gratidão à vida pelas condições abençoadas que possuímos nos mais variados aspectos, as palavras pouco a pouco farão com que nós, enquanto emissários, nos fortaleçamos e, ao mesmo tempo, poderão também iluminar a vida de muitos que se identifiquem com nossa mensagem. 
Nunca o olhar mais complacente para com a vida se fez tão urgente como hoje, quando vivemos uma pandemia por conta de um vírus. Nunca se fez tão necessário observar a vida de forma mais analítica para conseguirmos captar um sentido maior de tudo. O frear brusco da vida frenética fez destacar a importância de coisas simples, porém essenciais, como o ato de respirar fundo e a beleza da natureza, além de abrir espaço para o resplandecer de uma gratidão mais plena por tudo que antes não recebia de nós maior atenção. E as palavras são o registro desse momento, dessas novas sensações, sentimentos e reflexões. 
As palavras poderão ser o toque que alguém precisa para não sucumbir a tantas mudanças e tormentas, ser o barco que salva quem as emite de um afogamento solitário em suas dores e ser também um farol a distribuir feixes de gratidão e amor pela vida, iluminando as rotas escuras de muitos que por elas passem. Mas, não podemos nos esquecer: desde que tenhamos empatia para absorvê-las. Caso contrário, serão apenas palavras.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J