Pular para o conteúdo principal

CASO SOBREVIVA À PANDEMIA

por Luciana G. Rugani - Minha amiga Mirtzi Lima Ribeiro escreveu este texto no qual ME SENTI TOTALMENTE AMPARADA, ME VI INTEIRA NESSAS PALAVRAS. Assim, tomo emprestadas as palavras de Mirtzi para dizer que eu, LUCIANA G. RUGANI, CASO SOBREVIVA À PANDEMIA, FAREI EXATAMENTE O QUE DIZ MIRTZI NO TEXTO ABAIXO:
Por Mirtzi Lima Ribeiro

Ao sobreviver a essa Pandemia (eu espero e torço para sobreviver), vou RESSIGNIFICAR toda a minha vida e os conceitos aos quais, aderi anteriormente como verdades inalienáveis.
Atualmente uma avassaladora maioria de pessoas, ALÉM de NÃO RECONHECEREM nossos VALORES, ENERGIA, bondade, nossa maneira aberta e cortada de manter a franqueza, sinceridade, lealdade, verdade e o fluxo saudável de comunicação e das corretas relações pessoais, NÃO TÊM RESPEITO pela pessoa que somos, que construímos com muita disciplina e critérios.
Aqui, a palavra “Respeito”, está no sentido de nos demonstrar gentileza genuína, sem afetações, sem omissões, de modo generoso e sem entraves, nos ouvir quando tivermos dúvidas, nos amparar com palavras elucidativas quando apresentarmos alguma fraqueza, nos apoiar quando estivermos afligidos por temores (fundados ou infundados).
Respeito é, ainda, em qualquer circunstância, ter um olhar amoroso conosco, entendendo nossas dores e aflições, nos oferecendo sempre uma mão amiga que nos faz sentir segurança e amor.
Respeito é nos trazer firmeza e clareza quando todas as circunstâncias nos endereçam incertezas. Respeito é dizer com verdade e sentimento: “eu estou aqui”, “conte comigo”, “serei sempre verdadeiro com você”.
Essas questões, tidas como irrelevantes para muitos na atualidade, representam o zelo e o cuidado que qualificam o que é SER HUMANO, SER da CLAREZA, SER da LUZ, SER da COOPERAÇÃO, SER da UNIÃO, SER da COESÃO.
Então, ao sobreviver a essa Pandemia (AMÉM), serei mais reservada do que antes, me fechando em uma bolha muito mais restrita, para não me expor às ações egoístas alheias, para que não se aproveitem de minha alma generosa, solícita e sempre proativa para a ação construtiva. Irei me desvincular de muitos grupos e de pessoas que sempre extraíram o melhor de mim e na balança de dar e receber, o meu lado ficou mais leve por não me endereçarem nenhum ou pouquíssimo de seus agrados.
Refazer planos, olhar para aquilo que me apraz e me presentear a mim mesma. Equilibrar minha balança sendo eu própria a doadora de preciosidades e mimos. Irei me acalentar muito mais porque eu me mereço, eu me amo e devo me resguardar.
Quando todo esse pesadelo passar (e eu espero que passe), de tantas mortes, tanta insensibilidade, tanta ignomínia, onde presenciamos tanta desconsideração pelos outros, eu quero respirar fundo, quero dizer a mim mesma que venci os maiores monstros. Que eu mesma matei o dragão e me libertei da Torre. Serei ao mesmo tempo meu próprio príncipe encantado a resgatar a princesa, que também sou eu.
Ao finalizar toda essa situação vexatória, de exceção, de inquietação, de horrores e torpores diários, - e eu quero estar do outro lado do tempo bem viva e inteira -, amando muito mais a mim mesma, como nunca antes, usando todas as coisas que aprendi em meu próprio benefício, ser um pouquinho egoísta, menos certinha, se importando praticamente nada com aqueles que não se importaram comigo. Será a hora de viver uma nova vida, livre da pecha de ser tão correta, íntegra, solícita, gentil e tolerante com os outros.
Eu darei a mim mesma o meu próprio valor, que excede a qualquer riqueza material, a qualquer capricho ou clichê ultrapassado. Como escrevi certa vez, "Não amamos um CORPO, mas, a ESSÊNCIA ou a ALMA que se EXPRESSA através de um CORPO" (Mirtzi). Se alguém não for capaz de me LER enquanto essência e pela LUZ que eu emano, ela não será digna para interagir dentro desse contexto.
Iremos dar preferência a LUZES semelhantes às nossas, generosidade que tenha conexão com a nossa, bondade e decência como as nossas, fluidez e honradez de alma como a nossa.
Essa, no meu entender, será o início de uma Era de Luz, que reunirá em propósitos, aqueles que têm generosidade no coração, brilho dos olhos que vem da ALMA e chama divina que habita em nosso ser.
Aos sobreviventes dessa atual hecatombe, haverá a dignidade e a bondade como guias, semelhantes que jamais se olvidariam de nos olhar com o AMOR DIVINO numa Terra resgatada do egoísmo e do individualismo crasso.

Mirtzi Lima Ribeiro

Comentários

  1. Exatamente,pela consciência apropriada do que a autora nos diz.
    Essa pandemia nos proporciona perceber,,o quão somos falhos e em nossa auto-reflexão descobrimos que precisamos mudar nosso ponto de vista e valorizar o que tem valor, o amor.
    O mundo precisa de grandes transformações.
    Abraços a autora e você Luciana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J