DIVULGANDO: CANAL DE DANÇA POÉTICA DO ARTISTA EDUARDO MACEDO

#Divulgando canal de dança poética

Canal Eduardorio23deabril no YouTube

Eduardo Macedo é bailarino e poeta e ultimamente tem se dedicado a vídeo dança, categoria artística que mistura o áudio visual e a dança como linguagem final.
Para mostrar seus trabalhos, o artista fez um canal no YouTube, onde, nessa primeira fase, é o principal intérprete.
Eduardo tem como locação o apartamento onde mora ou algum lugar na cidade que ache interessante.
A filmagem é feita sozinho e utiliza apenas o seu smartphone em um tripé. Depois ele mesmo faz a edição, o que torna o trabalho particularmente autoral.
Os movimentos apresentados são improvisações feitas a partir do local em que está sendo feita a filmagem. Cada lugar tem seus particulares e é partir desta ideia simples que o bailarino dá asas as suas criações.
A música é inserida depois na edição, ou não inserida. Alguns vídeos são sem música.
O canal já tem dois importantes pianistas como parceiros: João Carlos Assis Brasil e Luiz Castelões. Em breve mais dois músicos farão parte do canal, Helô Tenório e Carlos Rafael Clima. Alguns vídeos terão a trila feita exclusivamente por esses músicos.
Em breve serão postados vídeos com outros bailarinos. Para isso foram convidados Daysi Ana, Jorge Assunção e Bárbara Várady.
O primeiro vídeo do canal é de 2003, e é uma interpretação literal imaginativa em cima da música Sugar cane Fields Forever, de Caetano Veloso.
O canal mostra que Eduardo já produz vídeo dança há dezoito anos. Ficou sem fazer por uns tempos e voltou a produzir em 2019.
Por causa do isolamento social, essa forma de arte tomou fôlego e está sendo a principal aliada dos artistas da dança.
No vídeo Suave na nave, parece que previu esse isolamento. O vídeo foi filmado uma pouco antes de começar a pandemia e apresenta o bailarino dançando sozinho na área do MAM. Termina com ele ficando de cabeça pra baixo, que é como ficou a sociedade com o advento da covid-19. No mesmo vídeo, isolamento e dúvidas que viriam, se apresentaram.
Dia 28 de junho fará dois anos que a exposição Palavra Movimento foi encerrada, e é com esse gancho que o canal será divulgado.
Esta exposição aconteceu no Centro cultural Oi Futuro em 2019, dentro do projeto Poesia Visual, daquela instituição. Eduardo apresentou um trabalho de corpo e poesia, onde os poemas eram ouvidos e o movimentos assistidos, através de dez telões espalhados pela galeria.
Palavra Movimento teve grande sucesso de público. Crianças, jovens, adultos e idosos se movimentavam assim que entravam no espaço, reproduzindo os passos vistos nas telas. A exposição também recebeu pessoas com necessidades especiais, que ao seu modo, puderam perceber o que estava acontecendo.
Para comemorar esses dois anos de exposição, será lançado um vídeo deste evento com o depoimento da museóloga Renata Fontes Freire, que na época trabalhava no centro cultural Oi Futuro com arte e educação. Renata fala como Palavra Movimento impactou o público visitante.
O canal Eduardorio23deabril será um espeço inicialmente de dança e poesia. Com o tempo Eduardo mostrará outras incursões no áudio visual.

Eduardo Macedo é bailarino e poeta.

Graduado em Dança na Faculdade de Artes do Paraná (2000) e pós graduado em Preparação Corporal nas Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna (2015)Iniciou sua carreira em 1994 em Manaus, onde trabalhou como ator na Cia Metamorfose de teatro e como bailarino no Grupo Espaço de Dança do Amazonas – GEDAM.

Em 1997 mudou-se para Curitiba. Nesta cidade, além da graduação, fez trabalhos paralelos. Foi diretor e coreógrafo do espetáculo Bastidores de uma casa, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. E no grupo de dança desta universidade, foi reconhecido oficialmente como coreógrafo, tendo dois trabalhos no repertório do grupo: Pronomes pessoais do caso reto e A rosa sem dono.

No Rio desde 2002, dirigiu e coreografou O baile do rei Sol, no teatro Cacilda Becker em 2007.

Em 2015 lança-se como poeta com o livro Poemas Quentes, da Personal editora, onde também participa de duas antologias.

Poeta convidado no projeto Poesia Visual do centro cultural Oi Futuro. Neste projeto esteve em três ocasiões: No livro Poesia Visual 4 em 2016, na exposição Cartas para Mabel em 2018 e em 2019 teve sua exposição individual, Palavra Movimento, que foi indicada ao prêmio Cesgranrio de Dança, na categoria especial.

Atualmente faz trabalhos autorais de vídeo dança, em parceria com músicos e bailarinos, além de estar escrevendo seu segundo livro.

Texto e fotos: Eduardo Macedo